Passaporte – Perito Criminal Química e Engenharia Química – PEFOCE

Mentoria para o cargo de Perito Criminal Químico / Engenheiro Químico da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE)

Conteúdo Programático

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 7.3 Pressupostos, implícitos e inferências do texto.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.
3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras.
3.2 Emprego da acentuação gráfica.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Emprego dos sinais de pontuação.
5.4 Concordância verbal e nominal.
5.5 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.6 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.
7 Correspondência oficial.

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas.

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
2 Edição de textos,
planilhas e
apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).
3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.
3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares).
3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares).
3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais.
3.7 Computação na nuvem (cloud computing).  5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).
4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

1 Exame de corpo de delito e perícias em geral (artigos 158 ao 184 do Código Processual Penal Brasileiro).
2 Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas;
disposições preliminares do Código de Processo Penal.
3 Inquérito policial.
4 Ação penal.
5 Competência.
6 Prova;  interceptação telefônica (Lei nº 9.296/1996).
7 Juiz, Ministério Público, acusado, defensor, assistentes e auxiliares da justiça; atos de terceiros. 8 Prisão e liberdade provisória; prisão temporária (Lei nº 7.960/1989).
9 Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.
10 Habeas corpus e seu processo.
11 Disposições constitucionais aplicáveis ao direito processual penal.

1. Química Geral: Soluções, solubilidade, formas de expressar a concentração, diluição de soluções. Reações químicas, ajuste de coeficientes, conceito de mol, massa molar, volume molar.
2. Físico-química: Equilíbrio e Cinética Química, propriedade dos gases.
3. Química Inorgânica: ligação química e estrutura molecular, ácidos e bases, tabela periódica e química dos elementos, química da coordenação.
4. Química orgânica: química orgânica fundamental, ligação química e estrutura molecular em moléculas orgânicas, grupos funcionais, propriedades físicas dos compostos orgânicos, estereoquímica, propriedades químicas dos compostos orgânicos, estudos dos grupos funcionais e reações dos compostos orgânicos e seus mecanismos.
5. Química analítica: Química analítica qualitativa, química analítica quantitativa, análise gravimétrica, análise volumétrica, análise estatística de dados, validação de metodologias analíticas, técnicas de extração e preparo de amostras (extração líquido-líquido, SPE, SPME, derivatização), técnicas espectroscópicas: absorção molecular na região do infravermelho (infravermelho com transformada de Fourier, reflectância total atenuada); visível e
ultravioleta; absorção atômica (chama, forno de grafite e fonte contínua); emissão atômica (espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado); métodos cromatográficos (cromatografia em camada delgada, cromatografia em fase gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência); espectrometria de massa (quadrupolo, ion trap, espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado). Identificação e determinação de poluentes, drogas, agrotóxicos e fertilizantes. Identificação e determinação de substâncias em
fluidos biológicos. Extração e identificação de substâncias ativas de plantas. Extração e dosagem de princípios ativos de medicamentos.
6. Química ambiental: Processos químicos no ar, na água e no solo. Poluição provocada por radiação, dejetos químicos e biológicos. Tratamento de esgoto doméstico, de água de rios e de efluentes produzidos por indústrias antes do lançamento em águas de rios. Determinações físico-químicas em amostras aquosas: metais, haletos, compostos fosforados, nitrogenados e sulfurados, oxigênio dissolvido, cor, dureza, turbidez, pH, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos (totais, suspensos, dissolvidos e sedimentáveis).
7. Química de combustíveis e explosivos: Explosões mecânicas e químicas. Explosivos químicos e suas características, resíduos de explosivos químicos. Refino de petróleo. Composição da gasolina, diesel, biodiesel e metanol.
8. Portaria SVS/MS nº 344/1998. Portaria MJSP 240/2019, Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, Portaria 3.204/2004 (Norma técnica de biossegurança). RDC 222/2018 (Gerenciamento de resíduos de Serviços de Saúde). Norma ISO 17.025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração)

Estratégia de estudo para discursivas.

Atenção: não é possível alterar o conteúdo do plano na modalidade Passaporte.

Incluso na mentoria intermediária

  • Plataforma de cronogramas

    Cronogramas personalizados de acordo com a carga horária disponível de aluno e seu ritmo de aprendizagem em cada matéria. Na plataforma, ciclos de revisões e exercícios são programados automaticamente quando o assunto é finalizado.

  • Relatórios de estudo e desempenho

    Relatórios variados dentro da plataforma, de carga horária de estudos, desempenho nos exercícios, porcentagem do edital concluída, rendimento em cada matéria, etc.

  • Materiais de apoio com detalhamento do estudo

    Materiais de apoio de todos os tópicos do edital escolhido, com indicações de como estudar cada matéria, sua relevância para a prova, pontos de atenção e fontes de estudo indicadas. Atenção: o material de apoio NÃO substitui materiais de estudo como cursos, livros etc.

  • Consultoria de técnicas de estudo

    Série de videoaulas e PDFs em que o aluno aprenderá o método de estudos Mapa da Aprovação: como estudar de forma otimizada, como revisar, como fazer questões, simulados, técnicas de memorização, e vários outros aspectos de técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos.

  • Bibliografia indicada

    Para cada tópico do cronograma você terá a referência indicada, ou seja, a mais recomendada para seu concurso.

  • Acompanhamento básico do mentor

    O acompanhamento básico consiste em follow-up quinzenal de metas e do feedback do aluno sobre o andamento do plano de estudos e acompanhamento diário quanto a dúvidas gerais.

  • Indicação de tópicos prioritários

    Ao longo dos cronogramas o aluno terá indicações de assuntos prioritários, de alta relevância para a carreira escolhida, podendo focar no que cai mais na sua prova.

  • Sessões de mentoria em grupo

    Mensalmente os alunos podem participar da sessão de mentoria, videoconferência em grupo em que novos conceitos em técnicas de estudo e inteligência emocional são trazidos para discussão, e os alunos compartilham experiências e tiram dúvidas sobre concursos.

  • Central de dúvidas

    Os alunos têm acesso à central de dúvidas dentro da própria plataforma, podendo encaminhar suas dúvidas rapidamente ao mentor.

Bônus exclusivos para alunos do pós-edital

Parte I - clique para ampliar
Parte 2 - clique para ampliar

Investimento na modalidade Passaporte

Mentoria até 31/07/2021

R$694
  • Parcelável em até 6x sem juros no cartão
  • Acesso à plataforma e acompanhamento até a data da prova (31/07/2021)
  • Possível renovação mensal a 120 reais no caso de suspensão da prova após 31/07

Ficou com alguma dúvida?

Não, o Mapa não é um cursinho preparatório. A mentoria não inclui videoaulas e PDFs, apenas materiais de apoio que servem como um direcionamento no estudo dos tópicos. Existe uma ampla disponibilidade de cursos, livros e PDFs de excelente qualidade que os alunos podem adquirir, então não enviamos mais material nos alunos. Porque notamos que o que ocorre é que muitos alunos têm material de estudo, às vezes até acumulam, mas não estudam, ou estudam sem estratégia, sem saber realmente o que é importante dentro do material ou dentro do edital. Nosso principal foco é o trabalho com mentoria e planos de estudo, com orientações quanto a técnicas de estudo, como estudar, o que estudar dentro de cada tópico, o que é mais importante saber para a prova. Então ajudamos os alunos a construir uma estratégia de estudos de alto nível orientando em relação a o que estudar, como estudar e quando estudar. 

O Mapa não comercializa mapas mentais ou materiais de estudo.

Nos planos intermediário e ouro e o aluno tem acesso a materiais de apoio contendo o detalhamento do que estudar dentro de cada tópico, e uma base da matéria que ele pode usar para montar seu próprio material (um resumo dos principais pontos). Esse material de apoio não substitui o uso de cursos, livros ou outros materiais preparatórios, e serve tão somente como orientação de como cada matéria deverá ser abordada, em termos de profundidade e o que é mais importante saber na hora de estudar.

Não recomendamos. O material de apoio não substitui o uso de cursos, livros ou outros materiais preparatórios, e serve tão somente como orientação de como cada matéria deverá ser abordada, em termos de profundidade e o que é mais importante saber na hora de estudar. Trata-se de um direcionamento e resumo do tópico, não contendo explicações necessárias para um bom entendimento da matéria.

Os materiais de apoio são disponibilizados junto com os cronogramas de estudo, então à medida que o aluno finaliza o estudo dos tópicos ele vai tendo acesso aos materiais dos próximos assuntos.

Não temos questões integradas na plataforma. O que incluímos são ciclos de revisões e exercícios, para que o aluno saiba quando fazer questões, e por quanto tempo, para melhor manutenção dos conteúdos já estudados. Há uma variedade de plataformas de questões onde é possível encontrar facilmente questões de concursos, muitas delas com planos gratuitos, já suprindo essa necessidade dos alunos.

Indicamos que todos comecem a estudar assim que tomem a decisão de prestar concursos públicos! Trata-se de um projeto a longo prazo, então quanto antes você começar, melhor. E a grande vantagem de começar a mentoria logo no início dos estudos é que você já começa estudando com métodos confiáveis, e terá um bom aproveitamento em pouco tempo de estudo.

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um coach para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas. A profundidade do acompanhamento do coach vai variar dependendo da modalidade de mentoria, sendo:

*Básica (Rota): acompanhamento de dúvidas e feedback mensal periódico via formulário específico.

*Intermediária (Passaporte): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas

*Avançada (Ouro): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas, acompanhamento aprofundado mensal dos relatórios de estudo do aluno, com indicações de pontos fortes e de melhoria em cada assunto estudado, adaptação do plano de estudos de acordo com as necessidades do aluno (inclusão de tópicos, mudança de edital etc.)

O mentor tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

O pagamento dos planos pode ser feito via boleto (à vista) ou no cartão de crédito (parcelado em até seis vezes sem juros).

A mentoria pode ser contratada por período mensal (apenas no Rota) trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital. No entanto, após personalizar seu plano de estudos o aluno tem acesso a uma estimativa da data que irá finalizar o conteúdo do edital, mantendo os estudos conforme planejado.

Não só pode como deve! Nós não gostamos de “enfiar” mais materiais nos alunos, e nosso objetivo é justamente que os alunos aproveitem ao máximo o que já tem, sem necessidade de ficar comprando e acumulando mais cursos e livros. Só indicamos quando o aluno realmente não tem nada em que se basear, ou quando notamos pelas análises de desempenho que o rendimento do aluno está abaixo do esperado na matéria, e que possivelmente uma das razões é o material incompatível com o perfil dele.

As modalidades de mentoria não dizem respeito sobre o nível de estudos do aluno, e sim sobre as características de cada plano de estudos. Assim, qualquer aluno (seja iniciante ou avançado) pode fazer qualquer modalidade de mentoria. O planejamento de estudos dentro da plataforma é individualizado e será adaptado ao nível de estudos do aluno, independentemente da modalidade.

Depoimentos de Mapinhas