fbpx

Passaporte - Perito Biologia e Biomedicina - PCDF

Plataforma de estudos e cronogramas personalizados

O Passaporte é o nosso plano de modalidade intermediário, em que o aluno terá acesso à plataforma de estudos, cronogramas personalizados, materiais de apoio, detalhamento do que estudar dentro de cada tópico e acompanhamento básico da equipe.

Conheça a plataforma

Depoimentos

Informações

MODALIDADE: Intermediário

MATÉRIAS: Língua Portuguesa, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos (veja abaixo o conteúdo programático).

Incluso na modalidade intermediária

– Cronogramas personalizados:
– Com metas diárias de estudo, de acordo com a carga horária disponível do aluno e seu nível de estudo nas matérias;
– São programadas automaticamente as etapas de estudo, revisão e exercícios, permitindo aprendizado e memorização a longo prazo;
– Materiais de apoio de todos os tópicos do conteúdo programático;
– Consultoria;
– Cronômetro pomodoro imbutido
– Possibilidade de cronometrar horários de estudo e intervalo dentro da própria plataforma;
– Indicação de assuntos prioritários para a prova;
– Área de Cadernos onde o aluno pode registrar informações das disciplinas estudadas;
– Relatórios de desempenho;
– Relatório de dias e horas estudados;
– Acompanhamento do quanto já foi estudado do edital;
– Mensagens motivacionais diariamente;
– Central de dúvidas;
– Acompanhamento básico da equipe.

Consultoria

O aluno aprenderá na consultoria a: escolher o material de estudos mais indicado para seu caso, estudar de forma otimizada, melhorar sua concentração e foco, estratégias pra estabelecer o hábito de estudos, fazer revisões de forma eficiente, melhorar o aproveitamento das questões feitas, combater a procrastinação, técnicas de memorização e orientações sobre inteligência emocional voltada a concursos.

– Inclui acesso aos PDFs e videoaulas sobre técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos;
– Inclui acompanhamento básico da equipe quanto ao cumprimento de metas e evolução geral;

Observações:

– Conteúdo programático fixo (não é possível alterar as matérias do plano de estudo) – escolha de matérias disponível apenas nos planos ouro.
– O material de apoio contém indicações detalhadas do que é mais importante saber dentro de cada tópico, bem como pontos de atenção da matéria, como estudar e indicação de fontes de estudo. Também trazem um resumo da matéria que o aluno pode usar como base para montar seu material.
– O material de apoio não substitui cursos/livros e outros materiais de estudo.

Conteúdo Programático

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: Compreensão literal e inferencial. Reescritura de períodos. Coerência e utilização de estratégias coesivas. Substituição de palavras e (ou) expressões. 2 Tipos e gêneros textuais. 3 Ortografia oficial: Emprego das letras. Acentuação gráfica. 4 Significação das palavras. Sinonímia. Antonímia. Homonímia. Paronímia. 5 Processo de formação das palavras. 6 Domínio da estrutura morfossintática do período: Termos da oração. Período composto por coordenação e subordinação. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos. Emprego do sinal indicativo de crase. Emprego dos sinais de pontuação. 7 Correspondência oficial (conforme Manual da Presidência da República e respectivas atualizações).

1 Princípios 2 Aplicação da lei penal. Princípios da legalidade e da anterioridade. A lei penal no tempo e no espaço. Tempo e lugar do crime. Lei penal excepcional, especial e temporária. Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. Interpretação da lei penal. Analogia. Irretroatividade da lei penal. Conflito aparente de normas penais. 3 Infração penal: elementos; espécies; sujeito ativo e sujeito passivo. 4 O fato típico e seus elementos. Crime consumado e tentado. Pena da tentativa. Concurso de crimes. 1licitude e causas de exclusão. Punibilidade. Excesso punível. Culpabilidade (elementos e causas de exclusão). 5 Imputabilidade penal. 6 Crimes. Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. 7 Concurso de pessoas.

1 Princípios 2 Inquérito policial: histórico; natureza; conceito; finalidade; características; fundamento; titularidade; grau de cognição; valor probatório; formas de instauração; notitia criminis; delatio criminis; procedimentos investigativos; indiciamento; garantias do investigado; conclusão; prazos. 3 Prova. Exame do corpo de delito e perícias em geral. Interrogatório do investigado. Confissão. Qualificação e oitiva do ofendido. Testemunhas. Reconhecimento de pessoas e coisas. Acareação. Documentos de prova. Indícios. Busca e apreensão. 4 Restrição de liberdade. Prisão em flagrante. Prisão preventiva. Lei Federal no 7.960/1989 (Prisão Temporária).

1 Princípios 2 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 3 Organização administrativa do Estado. 4 Administração direta e indireta. 5 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 6 Poderes administrativos. 7 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado.

1 Princípios 2 Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Direitos de nacionalidade. Direitos políticos. Partidos políticos. 3 Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do presidente da República. 4 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública: organização da segurança pública. 5 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família; criança, adolescente, idoso e índio.

1 Lei Federal no Nº 13.869/2019 (Abuso de Autoridade). 2 Lei Federal no 9.455/1997 (Define os crimes de tortura e dá outras providências). 3 Lei Federal no 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). 4 Lei Federal no 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). 5 Lei Federal no 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais). 6 Lei Federal no 8.072/1990 (Lei dos Crimes Hediondos). 7 Lei Federal no 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor). 8 Lei Federal no 11.343/2006 (Lei Anti-Drogas). 9 Organização e manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal: Lei Distrital no 837/1994. Lei Federal no 4.878/1965. Decreto-Lei Federal no 59.310/1966. Lei Federal no 8.112/1990. Lei Federal no 12.030/2009. Lei Federal no 9.264/1996. Regimento Interno da PCDF, aprovado pelo Decreto Distrital no 30.490/2009.

ASPECTOS GEOPOLÍTICOS DO DISTRITO FEDERAL

1 Atualidades e aspectos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Brasil e ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno — RIDE. 2 Noções de Georreferenciamento.

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1 Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 2 Título II – Da Organização do Distrito Federal. 3 Título III – Da Organização dos Poderes. 4 Título VI – Da Ordem Social e do meio ambiente.

Bioquímica básica e biomoléculas: Estrutura e função de ácidos nucleicos. Proteínas e enzimas.

Padrões de herança genética.

Genética de populações: Teorema de Hardy-Weinberg. Estrutura de populações.

Evolução: Análise filogenética. Seleção natural, mutação, deriva, fluxo gênico. Especiação. Evolução molecular. Evolução humana.

Biologia molecular: Transcrição, Tradução, Replicação. Mutação, recombinação e reparo do DNA. Expressão gênica. Organização do genoma humano. Estrutura e organização dos cromossomos. Regiões repetitivas e polimorfismos.

Técnicas de biologia molecular: Sequenciamento do DNA. Técnica de PCR. Técnicas de identificação usando o DNA.

Organismos geneticamente modificados.

Microbiologia: Diversidade microbiana. Biologia de microrganismos. Microrganismos patogênicos. Armas biológicas.

Noções de parasitologia.

Noções de imunologia.

Hematologia: imunoematologia, determinação de grupos sanguíneos do sistema ABO.

Citologia e histologia: tecidos biológicos, organelas citoplasmáticas, organização gênica de procariotos e eucariotos, estrutura dos ácidos nucléicos, proteínas e enzimas.

Ecologia: Ecologia de populações e comunidades. Ecologia de paisagens. Biomas e ecossistemas brasileiros. Fatores ecológicos.

Zoologia: Código Internacional de Taxonomia Zoológica. Identificação e classificação taxonômica da fauna silvestre brasileira. Manejo da fauna silvestre brasileira in situ e ex situ. Técnicas de coleta e de preparo de material zoológico. Entomologia forense.

Botânica: Taxonomia vegetal. Identificação anatômica de madeiras. Plantas alucinógenas. Técnicas de coleta e de preparo de material vegetal. Anatomia e histologia vegetal. Fisiologia vegetal. 16 Biopirataria e tráfico de animais, vegetais e outros materiais de origem biológica.

Biogeografia.

Recursos hídricos.

Poluição e controle ambiental: Bioindicadores. Ensaios de toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tráficos. Fisioecotoxicologia.

Bioestatística.

Biossegurança.

Avaliação de impactos ambientais e valoração de danos ambientais.

Planejamento ambiental; planejamento territorial; vocação e uso do solo (zoneamentoecológico-econômico).

Biologia da conservação: Gestão, conservação e manejo de recursos naturais. Gestão e manejo em unidades de conservação.

Noções de geologia, paleontologia e pedologia.

Noções de geoprocessamento e geoposicionamento.

Noções de microscopia óptica e eletrônica.

Legislação ambiental: Convenção da Biodiversidade. Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Fauna e Flora em Perigo de Extinção (CITES). Lei Federal no 9.605/1998 e Decreto Federal no 6.514/2008 (regulamenta a Lei Federal no 9.605/1998). Lei Federal no 9.985/2000. Lei Federal no 5.197/1967. Lei Federal no 12.651/2012 e suas alterações. Resolução do CONAMA no 1/1986 (alterada pelas Resoluções no 11/1986, no 5/1987 e no 237/1997). Resolução do CONAMA no 237/1997. Lei Federal no 9.433/1997. Lei Federal no 11.105/2005.

Matricule-se

TRIMESTRALPlano Trimestral6x deR$ 99,00


Acesso imediato a plataforma após a confirmação de pagamento.

*Você será redirecionado ao site da Tutory.

MATRICULE-SE

SEMESTRALPlano semestral6x deR$ 164,50


Acesso imediato a plataforma após a confirmação de pagamento.

*Você será redirecionado ao site da Tutory.

MATRICULE-SE

Tire suas dúvidas

O diferencial do Mapa é o trabalho totalmente especializado nas carreiras policiais e da perícia, fornecendo direcionamento do que estudar, de como os assuntos são cobrados em prova, pontos de atenção, especificamente para essas provas. Além disso, a mentoria é individual e os cronogramas são montados exclusivamente para o perfil do aluno, adaptados às suas necessidades e dificuldades.

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital. No entanto, após personalizar seu plano de estudos o aluno tem acesso a uma estimativa da data que irá finalizar o conteúdo do edital, mantendo os estudos conforme planejado.

A mentoria pode ser contratada por período trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

Nos planos da modalidade ouro o perfil do aluno é analisado com profundidade, e nele faremos indicações personalizadas de quais materiais são mais adequados para o seu nível de estudos. Os planos básico e intermediários não incluem indicações personalizadas, mas os materiais de apoio sinalizam referências e fontes que podem ser usadas para estudar cada conteúdo.

O valor dos planos vai depender do período contratado e da modalidade de mentoria, sendo:

Básico (Rota):

Trimestral = 187,00
Semestral = 354,00
Anual = 684,00

Intermediário (Passaporte):

Trimestral = 594,00
Semestral = 987,00
Anual = 1.547,00

Plano Ouro (Foco):

Trimestral = 897,00
Semestral = 1.594,00
Anual = 2.994,00

O coach tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um coach para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas. A profundidade do acompanhamento do coach vai variar dependendo da modalidade de mentoria, sendo:

*Básica (Rota): acompanhamento de dúvidas, feedback mensal periódico via formulário específico.

*Intermediária (Passaporte): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas

*Avançada (Ouro): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas, acompanhamento aprofundado mensal dos relatórios de estudo do aluno, com indicações de pontos fortes e de melhoria em cada assunto estudado, adaptação do plano de estudos de acordo com as necessidades do aluno (inclusão de tópicos, mudança de edital etc.)

Nossa equipe é composta por aprovados ou concursados nas áreas da perícia e da polícia, por isso podemos dar um direcionamento muito específico para esses cargos. Para conhecer os integrantes do Mapa, acesse https://www.mapaconcursos.com.br/equipe

No Mapa não trabalhamos com listas de espera, sendo as matrículas em alguns planos de fluxo contínuo (sem limite de alunos), e outros por tempo determinado ou até que seja atingido o limite de alunos (caso de planos pós-edital, por exemplo). Caso não encontre um plano que se adeque às suas necessidades, poderá entrar em contato com a equipe com uma solicitação de orçamento.

O pagamento dos planos pode ser feito via boleto (à vista) ou no cartão de crédito (parcelado em até seis vezes sem juros).

Ainda com dúvidas de qual plano escolher?

×