fbpx

Passaporte - Perito Criminal Federal - Biologia e Biomedicina (Área 8)

Plataforma de estudos e cronogramas personalizados

O Passaporte é o nosso plano de modalidade intermediário, em que o aluno terá acesso à plataforma de estudos, cronogramas personalizados, materiais de apoio, detalhamento do que estudar dentro de cada tópico e acompanhamento básico da equipe.

Conheça a plataforma

Depoimentos

Informações

MODALIDADE: Intermediário

MATÉRIAS: Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos (veja abaixo o conteúdo programático).

Incluso na modalidade intermediária

– Cronogramas personalizados:
– Com metas diárias de estudo, de acordo com a carga horária disponível do aluno e seu nível de estudo nas matérias;
– São programadas automaticamente as etapas de estudo, revisão e exercícios, permitindo aprendizado e memorização a longo prazo;
– Materiais de apoio de todos os tópicos do conteúdo programático;
– Consultoria;
– Cronômetro pomodoro imbutido
– Possibilidade de cronometrar horários de estudo e intervalo dentro da própria plataforma;
– Indicação de assuntos prioritários para a prova;
– Área de Cadernos onde o aluno pode registrar informações das disciplinas estudadas;
– Relatórios de desempenho;
– Relatório de dias e horas estudados;
– Acompanhamento do quanto já foi estudado do edital;
– Mensagens motivacionais diariamente;
– Central de dúvidas;
– Acompanhamento básico da equipe.

Consultoria

O aluno aprenderá na consultoria a: escolher o material de estudos mais indicado para seu caso, estudar de forma otimizada, melhorar sua concentração e foco, estratégias pra estabelecer o hábito de estudos, fazer revisões de forma eficiente, melhorar o aproveitamento das questões feitas, combater a procrastinação, técnicas de memorização e orientações sobre inteligência emocional voltada a concursos.

– Inclui acesso aos PDFs e videoaulas sobre técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos;
– Inclui acompanhamento básico da equipe quanto ao cumprimento de metas e evolução geral;

Observações:

– Conteúdo programático fixo (não é possível alterar as matérias do plano de estudo) – escolha de matérias disponível apenas nos planos ouro.
– O material de apoio contém indicações detalhadas do que é mais importante saber dentro de cada tópico, bem como pontos de atenção da matéria, como estudar e indicação de fontes de estudo. Também trazem um resumo da matéria que o aluno pode usar como base para montar seu material.
– O material de apoio não substitui cursos/livros e outros materiais de estudo.

Conteúdo Programático

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. ACENTUAÇÃO GRÁFICA. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5 Computação na nuvem (cloud computing). 6 Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. 7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação. 8 Teoria da informação. 8.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, de conhecimentos, segurança e inteligência. 9 Banco de dados. 9.1 Base de dados, documentação e prototipação. 9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade-relacionamento, análise funcional e administração de dados. 9.3 Dados estruturados e não estruturados. 9.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 9.5 Chaves e relacionamentos. 9.6 Noções de mineração de dados: conceituação e características. 9.7 Noções de aprendizado de máquina. 9.8 Noções de bigdata: conceito, premissas e aplicação. 10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão. 11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte. 12 Noções de programação python e R. 13 API (application programming interface). 14 Metadados de arquivos.

1 Princípios básicos. 2 Aplicação da lei penal. 2.1 A lei penal no tempo e no espaço. 2.2 Tempo e lugar do crime. 2.3 Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. 3 O fato típico e seus elementos. 3.1 Crime consumado e tentado. 3.2 Ilicitude e causas de exclusão. 3.3 Excesso punível. 4 Crimes contra a pessoa. 5 Crimes contra o patrimônio. 6 Crimes contra a fé pública. 7 Crimes contra a Administração Pública. 8 Inquérito policial. 8.1 Histórico, natureza, conceito, finalidade, características, fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, formas de instauração, notitia criminis, delatio criminis, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado; conclusão. 9 Prova. 9.1 Exame do corpo de delito e perícias em geral. 9.2 Preservação de local de crime. 9.3 Requisitos e ônus da prova. 9.4 Nulidade da prova. 9.5 Documentos de prova. 9.6 Reconhecimento de pessoas e coisas. 9.7 Acareação. 9.8 Indícios. 9.9 Busca e apreensão. 10 Restrição de liberdade. 10.1 Prisão em flagrante.

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. 3.1.2 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da Administração Pública. 6.1 Controle exercido pela Administração Pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 8 Regime jurídico-administrativo. 8.1 Conceito. 8.2 Princípios expressos e implícitos da Administração Pública.

1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

1 Lei nº 10.357/2001. 2 Lei nº 11.343/2006 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 3 Lei Federal no Nº 13.869/2019 (Abuso de Autoridade). 4 Lei nº 9.455/1997 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 5 Lei nº 12.030/2009. 6 Lei nº 12.037/2009 e suas alterações. 7 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 8 Lei nº 10.826/2003 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 9 Lei nº 9.605/1998 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 10 Lei nº 10.446/2002 e suas alterações.

1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Bioquímica básica e biomoléculas. 1.1 Estrutura e função de ácidos nucleicos. 1.2 Proteínas e enzimas. Padrões de herança genética.

Genética de populações. 3.1 Teorema de Hardy-Weinberg. 3.2 Estrutura de populações.

Evolução. 4.1 Análise filogenética. 4.2 Seleção natural, mutação, deriva, fluxo gênico. 4.3 Especiação. 4.4 Evolução molecular. 4.5 Evolução humana.

Biologia molecular. 5.1 Replicação. 5.2 Mutação, recombinação e reparo do DNA. 5.3 Expressão gênica. 5.4 Organização do genoma humano. 5.4.1 Estrutura e organização dos cromossomos. 5.4.2 Regiões repetitivas e polimorfismos.

Técnicas de biologia molecular. 6.1 Sequenciamento do DNA. 6.2 Técnica de PCR. 6.3 Técnicas de identificação usando o DNA.

Organismos geneticamente modificados.

Microbiologia. 8.1 Diversidade microbiana. 8.2 Biologia de microrganismos. 8.3 Microrganismos patogênicos. 8.4 Armas biológicas.

Noções de parasitologia.

Noções de imunologia.

Ecologia. 11.1 Ecologia de populações e comunidades. 11.2 Ecologia de paisagens. 11.3 Biomas e ecossistemas brasileiros. 11.4 Fatores ecológicos.

Zoologia. 12.1 Código Internacional de Taxonomia Zoológica. 12.2 Identificação e classificação taxonômica da fauna silvestre brasileira. 12.3 Manejo da fauna silvestre brasileira in situ e ex situ. 12.4 Técnicas de coleta e de preparo de material zoológico. 12.5 Entomologia forense.

Botânica. 13.1 Taxonomia vegetal. 13.2 Identificação anatômica de madeiras. 13.3 Plantas alucinógenas. 13.4 Técnicas de coleta e de preparo de material vegetal. 13.5 Anatomia e histologia vegetal. 13.6 Fisiologia vegetal.

Biopirataria e tráfico de animais, vegetais e outros materiais de origem biológica.

Biogeografia.

Recursos hídricos.

Poluição e controle ambiental. 17.1 Bioindicadores. 17.2 Ensaios de toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos. 17.3 Fisioecotoxicologia.

Bioestatística.

Avaliação de impactos ambientais e valoração de danos ambientais.

Planejamento ambiental; planejamento territorial; vocação e uso do solo (zoneamento ecológico-econômico).

Biologia da conservação. 21.1 Gestão, conservação e manejo de recursos naturais. 21.2 Gestão e manejo em unidades de conservação.

Noções de geologia, paleontologia e pedologia.

Noções de geoprocessamento e geoposicionamento.

Noções de microscopia óptica e eletrônica.

Sistema de gestão da qualidade. 25.1 Definições. 25.2 Requisitos técnicos da norma ABNT NBR ISO/IEC nº 17.025:2005 (versão corrigida 2:2006).

Legislação ambiental. 26.1 Convenção da Biodiversidade. 26.2 Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Fauna e Flora em Perigo de Extinção (CITES). 26.3 Lei nº 9.605/1998. 26.4 Decreto nº 6.686/2008 (regulamenta a Lei nº 9.605/1998). 26.5 Lei nº 9.985/2000. 26.6 Lei nº 5.197/1967. 26.8 Resolução do CONAMA nº 1/1986 (alterada pelas Resoluções nº 11/1986, nº 5/1987 e nº 237/1997). 26.9 Resolução do CONAMA nº 237/1997. 26.10 Lei nº 9.433/1997.

Matricule-se

TRIMESTRALPlano Trimestral6x deR$ 99,00


Acesso imediato a plataforma após a confirmação de pagamento.

*Você será redirecionado ao site da Tutory.

MATRICULE-SE

SEMESTRALPlano semestral6x deR$ 164,50


Acesso imediato a plataforma após a confirmação de pagamento.

*Você será redirecionado ao site da Tutory.

MATRICULE-SE

Tire suas dúvidas

O diferencial do Mapa é o trabalho totalmente especializado nas carreiras policiais e da perícia, fornecendo direcionamento do que estudar, de como os assuntos são cobrados em prova, pontos de atenção, especificamente para essas provas. Além disso, a mentoria é individual e os cronogramas são montados exclusivamente para o perfil do aluno, adaptados às suas necessidades e dificuldades.

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital. No entanto, após personalizar seu plano de estudos o aluno tem acesso a uma estimativa da data que irá finalizar o conteúdo do edital, mantendo os estudos conforme planejado.

A mentoria pode ser contratada por período trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

Nos planos da modalidade ouro o perfil do aluno é analisado com profundidade, e nele faremos indicações personalizadas de quais materiais são mais adequados para o seu nível de estudos. Os planos básico e intermediários não incluem indicações personalizadas, mas os materiais de apoio sinalizam referências e fontes que podem ser usadas para estudar cada conteúdo.

O valor dos planos vai depender do período contratado e da modalidade de mentoria, sendo:

Básico (Rota):

Trimestral = 187,00
Semestral = 354,00
Anual = 684,00

Intermediário (Passaporte):

Trimestral = 594,00
Semestral = 987,00
Anual = 1.547,00

Plano Ouro (Foco):

Trimestral = 897,00
Semestral = 1.594,00
Anual = 2.994,00

O coach tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um coach para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas. A profundidade do acompanhamento do coach vai variar dependendo da modalidade de mentoria, sendo:

*Básica (Rota): acompanhamento de dúvidas, feedback mensal periódico via formulário específico.

*Intermediária (Passaporte): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas

*Avançada (Ouro): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas, acompanhamento aprofundado mensal dos relatórios de estudo do aluno, com indicações de pontos fortes e de melhoria em cada assunto estudado, adaptação do plano de estudos de acordo com as necessidades do aluno (inclusão de tópicos, mudança de edital etc.)

Nossa equipe é composta por aprovados ou concursados nas áreas da perícia e da polícia, por isso podemos dar um direcionamento muito específico para esses cargos. Para conhecer os integrantes do Mapa, acesse https://www.mapaconcursos.com.br/equipe

No Mapa não trabalhamos com listas de espera, sendo as matrículas em alguns planos de fluxo contínuo (sem limite de alunos), e outros por tempo determinado ou até que seja atingido o limite de alunos (caso de planos pós-edital, por exemplo). Caso não encontre um plano que se adeque às suas necessidades, poderá entrar em contato com a equipe com uma solicitação de orçamento.

O pagamento dos planos pode ser feito via boleto (à vista) ou no cartão de crédito (parcelado em até seis vezes sem juros).

Ainda com dúvidas de qual plano escolher?

×