Perito Criminal Federal – Química (Área 6)

Mentoria para o cargo de Perito Criminal Federal - Área 6 (Química)

Conteúdo Programático

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. 3.1.2 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da Administração Pública. 6.1 Controle exercido pela Administração Pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 8 Regime jurídico-administrativo. 8.1 Conceito. 8.2 Princípios expressos e implícitos da Administração Pública.

1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

1 Princípios básicos. 2 Aplicação da lei penal. 2.1 A lei penal no tempo e no espaço. 2.2 Tempo e lugar do crime. 2.3 Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. 3 O fato típico e seus elementos. 3.1 Crime consumado e tentado. 3.2 Ilicitude e causas de exclusão. 3.3 Excesso punível. 4 Crimes contra a pessoa. 5 Crimes contra o patrimônio. 6 Crimes contra a fé pública. 7 Crimes contra a Administração Pública. 8 Inquérito policial. 8.1 Histórico, natureza, conceito, finalidade, características, fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, formas de instauração, notitia criminis, delatio criminis, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado; conclusão. 9 Prova. 9.1 Exame do corpo de delito e perícias em geral. 9.2 Preservação de local de crime. 9.3 Requisitos e ônus da prova. 9.4 Nulidade da prova. 9.5 Documentos de prova. 9.6 Reconhecimento de pessoas e coisas. 9.7 Acareação. 9.8 Indícios. 9.9 Busca e apreensão. 10 Restrição de liberdade. 10.1 Prisão em flagrante.

1 Lei nº 10.357/2001. 2 Lei nº 11.343/2006 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 3 Lei Federal no Nº 13.869/2019 (Abuso de Autoridade). 4 Lei nº 9.455/1997 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 5 Lei nº 12.030/2009. 6 Lei nº 12.037/2009 e suas alterações. 7 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 8 Lei nº 10.826/2003 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 9 Lei nº 9.605/1998 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 10 Lei nº 10.446/2002 e suas alterações. Legislação sanitária: 5.1 Lei nº 6.360/1976 e suas alterações. 5.2 Lei nº 10.742/2003. 5.3 Portaria SVS/MS nº 344/1998. 5.4 Resolução RDC ANVISA/MS nº 81/2008. 5.5 Resolução RDC ANVISA nº 10/2010. 5.6 Resolução RDC ANVISA nº 14/2010. 5.7 Resolução da ANVISA nº 18/2010 e suas alterações.

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. ACENTUAÇÃO GRÁFICA. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5 Computação na nuvem (cloud computing). 6 Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. 7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação. 8 Teoria da informação. 8.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, de conhecimentos, segurança e inteligência. 9 Banco de dados. 9.1 Base de dados, documentação e prototipação. 9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade-relacionamento, análise funcional e administração de dados. 9.3 Dados estruturados e não estruturados. 9.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 9.5 Chaves e relacionamentos. 9.6 Noções de mineração de dados: conceituação e características. 9.7 Noções de aprendizado de máquina. 9.8 Noções de bigdata: conceito, premissas e aplicação. 10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão. 11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte. 12 Noções de programação python e R. 13 API (application programming interface). 14 Metadados de arquivos.

1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Físico-química. 1.1 Termodinâmica química. 1.2 Equilíbrio e cinética química. 1.3 Leis empíricas e mecanismos. 1.4 Propriedades dos gases.

Química inorgânica. 2.1 Ligação química e estrutura molecular. 2.2 Ácidos e bases. 2.3 Química de ânions. 2.4 Tabela Periódica e química dos elementos. 2.5 Química de coordenação.

Química orgânica. 3.1 Fundamentos da química orgânica. 3.2 Ligação química e estrutura molecular em moléculas orgânicas. 3.3 Grupos funcionais. 3.4 Propriedades físicas dos compostos orgânicos. 3.5 Estereoquímica. 3.6 Propriedades químicas dos compostos orgânicos. 3.7 Reações dos compostos orgânicos e seus mecanismos.

Química analítica. 4.1 Química analítica qualitativa; química analítica quantitativa; análise gravimétrica; análise volumétrica. 4.2 Noções de análise estatística e quimiométrica de dados experimentais; planejamento de experimentos. 4.3 Métodos espectroscópicos de análise: absorção molecular nas regiões do infravermelho, visível e ultravioleta; fluorescência e fosforescência; absorção atômica; emissão atômica. 4.4 Métodos cromatográficos: cromatografia em camada delgada; cromatografia em fase gasosa; cromatografia líquida de alta performance; cromatografia de íons. 4.5 Espectrometria de massas. 4.6 Validação de metodologias analíticas. 

Atenção: não é possível acrescentar disciplinas ou tópicos ao conteúdo programático na modalidade regular (antigo “Passaporte”). Os planos pré-edital serão atualizados de acordo com o novo edital.

 

Benefícios

Plataforma

Direcionamento

Comunidade

Incluso na mentoria regular

  • Plataforma de cronogramas

    Cronogramas personalizados de acordo com a carga horária disponível de aluno e seu ritmo de aprendizagem em cada matéria. Na plataforma, ciclos de revisões e exercícios são programados automaticamente quando o assunto é finalizado, favorecendo a memorização a longo prazo. Atenção: não podemos garantir que todo o edital será visto até a data da prova, já que o planejamento é individualizado para cada aluno e altamente dependente da carga horária e ritmo de estudos de cada um.

  • Relatórios de estudo e desempenho

    Relatórios variados dentro da plataforma, de carga horária de estudos, desempenho nos exercícios, porcentagem do edital concluída, rendimento em cada matéria, etc. permitindo autoavaliação e acompanhamento do rendimento nos tópicos estudados.

  • Guias de estudo

    Guias de estudo (material de apoio) acompanhando cada meta de estudo do cronograma, com indicações de como estudar cada assunto, sua relevância para a prova, o que é mais cobrado em provas, pontos de atenção e fontes de estudo gratuitas. Com o auxílio dos guias, o aluno otimiza seu tempo ao direcionar o foco para o que realmente importa para a sua prova. Atenção: o guia de estudos NÃO substitui materiais de estudo como cursos, livros etc.

  • Aulas de técnicas de estudo

    Na área de Consultoria da plataforma, o aluno terá acesso a uma série de videoaulas e PDFs em que aprenderá o método Mapa da Aprovação: como estudar de forma otimizada, como revisar, como fazer questões, como escolher seu material, técnicas de memorização, e vários outros aspectos de técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos.

  • Bibliografia indicada

    Para cada tópico do cronograma você terá a referência indicada, ou seja, a mais recomendada para seu concurso, quando for possível indicar. Também poderá tirar dúvidas sobre escolha de materiais com seu mentor.

  • Acompanhamento individual do mentor

    O acompanhamento básico do mentor consiste em follow-up quinzenal de metas e do feedback do aluno sobre o andamento do plano de estudos e acompanhamento diário quanto a dúvidas gerais.

  • Indicação de tópicos prioritários

    Ao longo dos cronogramas o aluno terá indicações de assuntos prioritários, de alta relevância para a carreira escolhida, podendo focar no que cai mais na sua prova.

  • Sessões de mentoria em grupo

    Mensalmente os alunos podem participar da sessão de mentoria, videoconferência em grupo em que novos conceitos em técnicas de estudo e inteligência emocional são trazidos para discussão, e os alunos compartilham experiências e tiram dúvidas sobre concursos.

  • Central de dúvidas

    Os alunos têm acesso à central de dúvidas dentro da própria plataforma, podendo encaminhar suas dúvidas rapidamente ao mentor.

Investimento na modalidade regular

Trimestral

12x 73 ou 685 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por três meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão

Semestral

12x 121 ou 1.134 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por seis meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão

Anual

12x 191 ou 1.783 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por doze meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão
Popular

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A diferença está no nível de personalização e de acompanhamento do mentor. Na mentoria regular, só é possível ver um edital no cronograma - não é possível mesclar editais ou adicionar matérias/tópicos. Enquanto na mentoria Ouro o aluno pode personalizar o plano para mais de um edital. Quanto ao acompanhamento do mentor, ele é  básico na mentoria regular (via questionário quinzenal próprio da metodologia e análise de painéis), e aprofundado na mentoria ouro (também conta com análise mensal de relatórios de estudo e videoconferência inicial com o mentor).

A mentoria pré-edital tem matrículas abertas continuamente, e pode ser contratada por três, seis ou doze meses. A pós-edital tem matrículas entre publicação do edital e realização da prova apenas, e tem duração até a data da prova. Todos os planos pré-edital são atualizados para pós-edital no evento de publicação de um novo edital.

Não, pois o Mapa não é um cursinho preparatório. A mentoria NÃO inclui videoaulas e PDFs, apenas guias de estudo que servem como um direcionamento no estudo dos tópicos. Existe uma ampla disponibilidade de cursos, livros e PDFs de excelente qualidade que os alunos podem adquirir, então não enviamos mais material aos alunos. Porque notamos que o que ocorre é que muitos alunos têm material de estudo, às vezes até acumulam, mas não estudam, ou estudam sem estratégia, sem saber realmente o que é importante dentro do material ou dentro do edital. Nosso principal foco é o trabalho com mentoria e planos de estudo, com orientações quanto a técnicas de estudo, como estudar, o que estudar dentro de cada tópico, o que é mais importante saber para a prova. Então ajudamos os alunos a construir uma estratégia de estudos de alto nível orientando em relação a o que estudar, como estudar e quando estudar. 

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital.

A mentoria não inclui materiais de estudo. No entanto, inclui referências bibliográficas de cada tópico, quando é possível indicar, e o aluno aprende a escolher o melhor material nas aulas da consultoria. Além disso, pode tirar dúvidas quanto à escolha do material por toda a duração da mentoria.

A mentoria pode ser contratada por período trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

O Mapa não comercializa mapas mentais ou materiais de estudo.

Os guias de estudo são disponibilizados junto com a atividade de ESTUDO dos cronogramas de estudo, então à medida que o aluno finaliza o estudo dos tópicos ele vai tendo acesso aos materiais dos próximos assuntos.

Não temos questões integradas na plataforma. O que incluímos são ciclos de revisões e exercícios, para que o aluno saiba quando fazer questões, e por quanto tempo, para melhor manutenção dos conteúdos já estudados. 

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um mentor para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas.

O mentor tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

As modalidades de mentoria não dizem respeito sobre o nível de estudos do aluno, e sim sobre as características de cada plano de estudos - em profundidade de acompanhamento e possibilidade de personalização. Assim, qualquer aluno (seja iniciante ou avançado) pode fazer qualquer modalidade de mentoria. O planejamento de estudos dentro da plataforma é individualizado e será adaptado ao nível de estudos do aluno, independentemente da modalidade.

Não, a mentoria não inclui o fornecimento de simulados.

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