Passaporte – Perito Criminal Federal – Química (Área 6)

Mentoria para o cargo de Perito Criminal Federal - Área 6 (Química)

Conteúdo Programático

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações. 3.1.2 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da Administração Pública. 6.1 Controle exercido pela Administração Pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 8 Regime jurídico-administrativo. 8.1 Conceito. 8.2 Princípios expressos e implícitos da Administração Pública.

1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

1 Princípios básicos. 2 Aplicação da lei penal. 2.1 A lei penal no tempo e no espaço. 2.2 Tempo e lugar do crime. 2.3 Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. 3 O fato típico e seus elementos. 3.1 Crime consumado e tentado. 3.2 Ilicitude e causas de exclusão. 3.3 Excesso punível. 4 Crimes contra a pessoa. 5 Crimes contra o patrimônio. 6 Crimes contra a fé pública. 7 Crimes contra a Administração Pública. 8 Inquérito policial. 8.1 Histórico, natureza, conceito, finalidade, características, fundamento, titularidade, grau de cognição, valor probatório, formas de instauração, notitia criminis, delatio criminis, procedimentos investigativos, indiciamento, garantias do investigado; conclusão. 9 Prova. 9.1 Exame do corpo de delito e perícias em geral. 9.2 Preservação de local de crime. 9.3 Requisitos e ônus da prova. 9.4 Nulidade da prova. 9.5 Documentos de prova. 9.6 Reconhecimento de pessoas e coisas. 9.7 Acareação. 9.8 Indícios. 9.9 Busca e apreensão. 10 Restrição de liberdade. 10.1 Prisão em flagrante.

1 Lei nº 10.357/2001. 2 Lei nº 11.343/2006 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 3 Lei Federal no Nº 13.869/2019 (Abuso de Autoridade). 4 Lei nº 9.455/1997 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 5 Lei nº 12.030/2009. 6 Lei nº 12.037/2009 e suas alterações. 7 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 8 Lei nº 10.826/2003 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 9 Lei nº 9.605/1998 e suas alterações (aspectos penais e processuais penais). 10 Lei nº 10.446/2002 e suas alterações. Legislação sanitária: 5.1 Lei nº 6.360/1976 e suas alterações. 5.2 Lei nº 10.742/2003. 5.3 Portaria SVS/MS nº 344/1998. 5.4 Resolução RDC ANVISA/MS nº 81/2008. 5.5 Resolução RDC ANVISA nº 10/2010. 5.6 Resolução RDC ANVISA nº 14/2010. 5.7 Resolução da ANVISA nº 18/2010 e suas alterações.

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. ACENTUAÇÃO GRÁFICA. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5 Computação na nuvem (cloud computing). 6 Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. 7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação. 8 Teoria da informação. 8.1 Conceitos de informação, dados, representação de dados, de conhecimentos, segurança e inteligência. 9 Banco de dados. 9.1 Base de dados, documentação e prototipação. 9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade-relacionamento, análise funcional e administração de dados. 9.3 Dados estruturados e não estruturados. 9.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 9.5 Chaves e relacionamentos. 9.6 Noções de mineração de dados: conceituação e características. 9.7 Noções de aprendizado de máquina. 9.8 Noções de bigdata: conceito, premissas e aplicação. 10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão. 11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte. 12 Noções de programação python e R. 13 API (application programming interface). 14 Metadados de arquivos.

1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Físico-química. 1.1 Termodinâmica química. 1.2 Equilíbrio e cinética química. 1.3 Leis empíricas e mecanismos. 1.4 Propriedades dos gases.

Química inorgânica. 2.1 Ligação química e estrutura molecular. 2.2 Ácidos e bases. 2.3 Química de ânions. 2.4 Tabela Periódica e química dos elementos. 2.5 Química de coordenação.

Química orgânica. 3.1 Fundamentos da química orgânica. 3.2 Ligação química e estrutura molecular em moléculas orgânicas. 3.3 Grupos funcionais. 3.4 Propriedades físicas dos compostos orgânicos. 3.5 Estereoquímica. 3.6 Propriedades químicas dos compostos orgânicos. 3.7 Reações dos compostos orgânicos e seus mecanismos.

Química analítica. 4.1 Química analítica qualitativa; química analítica quantitativa; análise gravimétrica; análise volumétrica. 4.2 Noções de análise estatística e quimiométrica de dados experimentais; planejamento de experimentos. 4.3 Métodos espectroscópicos de análise: absorção molecular nas regiões do infravermelho, visível e ultravioleta; fluorescência e fosforescência; absorção atômica; emissão atômica. 4.4 Métodos cromatográficos: cromatografia em camada delgada; cromatografia em fase gasosa; cromatografia líquida de alta performance; cromatografia de íons. 4.5 Espectrometria de massas. 4.6 Validação de metodologias analíticas. 

Atenção: não é possível alterar o conteúdo do plano na modalidade Passaporte.

Incluso na mentoria intermediária

  • Plataforma de cronogramas

    Cronogramas personalizados de acordo com a carga horária disponível de aluno e seu ritmo de aprendizagem em cada matéria. Na plataforma, ciclos de revisões e exercícios são programados automaticamente quando o assunto é finalizado.

  • Relatórios de estudo e desempenho

    Relatórios variados dentro da plataforma, de carga horária de estudos, desempenho nos exercícios, porcentagem do edital concluída, rendimento em cada matéria, etc.

  • Materiais de apoio com detalhamento do estudo

    Materiais de apoio de todos os tópicos do edital escolhido, com indicações de como estudar cada matéria, sua relevância para a prova, pontos de atenção e fontes de estudo indicadas. Atenção: o material de apoio NÃO substitui materiais de estudo como cursos, livros etc.

  • Consultoria de técnicas de estudo

    Série de videoaulas e PDFs em que o aluno aprenderá o método de estudos Mapa da Aprovação: como estudar de forma otimizada, como revisar, como fazer questões, simulados, técnicas de memorização, e vários outros aspectos de técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos.

  • Bibliografia indicada

    Para cada tópico do cronograma você terá a referência indicada, ou seja, a mais recomendada para seu concurso.

  • Acompanhamento básico do mentor

    O acompanhamento básico consiste em follow-up quinzenal de metas e do feedback do aluno sobre o andamento do plano de estudos e acompanhamento diário quanto a dúvidas gerais.

  • Indicação de tópicos prioritários

    Ao longo dos cronogramas o aluno terá indicações de assuntos prioritários, de alta relevância para a carreira escolhida, podendo focar no que cai mais na sua prova.

  • Sessões de mentoria em grupo

    Mensalmente os alunos podem participar da sessão de mentoria, videoconferência em grupo em que novos conceitos em técnicas de estudo e inteligência emocional são trazidos para discussão, e os alunos compartilham experiências e tiram dúvidas sobre concursos.

  • Central de dúvidas

    Os alunos têm acesso à central de dúvidas dentro da própria plataforma, podendo encaminhar suas dúvidas rapidamente ao mentor.

Investimento na modalidade Passaporte

Trimestral

R$594
  • Parcelável em até 6x sem juros no cartão
  • Acesso à plataforma e acompanhamento por três meses
  • Possível renovação após o período

Semestral

R$987
  • Parcelável em até 6x sem juros no cartão
  • Acesso à plataforma e acompanhamento por seis meses
  • Possível renovação após o período

Anual

R$1.574
  • Parcelável em até 6x sem juros no cartão
  • Acesso à plataforma e acompanhamento por um ano
  • Possível renovação após o período

Ficou com alguma dúvida?

Não, o Mapa não é um cursinho preparatório. A mentoria não inclui videoaulas e PDFs, apenas materiais de apoio que servem como um direcionamento no estudo dos tópicos. Existe uma ampla disponibilidade de cursos, livros e PDFs de excelente qualidade que os alunos podem adquirir, então não enviamos mais material nos alunos. Porque notamos que o que ocorre é que muitos alunos têm material de estudo, às vezes até acumulam, mas não estudam, ou estudam sem estratégia, sem saber realmente o que é importante dentro do material ou dentro do edital. Nosso principal foco é o trabalho com mentoria e planos de estudo, com orientações quanto a técnicas de estudo, como estudar, o que estudar dentro de cada tópico, o que é mais importante saber para a prova. Então ajudamos os alunos a construir uma estratégia de estudos de alto nível orientando em relação a o que estudar, como estudar e quando estudar. 

O Mapa não comercializa mapas mentais ou materiais de estudo.

Nos planos intermediário e ouro e o aluno tem acesso a materiais de apoio contendo o detalhamento do que estudar dentro de cada tópico, e uma base da matéria que ele pode usar para montar seu próprio material (um resumo dos principais pontos). Esse material de apoio não substitui o uso de cursos, livros ou outros materiais preparatórios, e serve tão somente como orientação de como cada matéria deverá ser abordada, em termos de profundidade e o que é mais importante saber na hora de estudar.

Não recomendamos. O material de apoio não substitui o uso de cursos, livros ou outros materiais preparatórios, e serve tão somente como orientação de como cada matéria deverá ser abordada, em termos de profundidade e o que é mais importante saber na hora de estudar. Trata-se de um direcionamento e resumo do tópico, não contendo explicações necessárias para um bom entendimento da matéria.

Os materiais de apoio são disponibilizados junto com os cronogramas de estudo, então à medida que o aluno finaliza o estudo dos tópicos ele vai tendo acesso aos materiais dos próximos assuntos.

Não temos questões integradas na plataforma. O que incluímos são ciclos de revisões e exercícios, para que o aluno saiba quando fazer questões, e por quanto tempo, para melhor manutenção dos conteúdos já estudados. Há uma variedade de plataformas de questões onde é possível encontrar facilmente questões de concursos, muitas delas com planos gratuitos, já suprindo essa necessidade dos alunos.

Indicamos que todos comecem a estudar assim que tomem a decisão de prestar concursos públicos! Trata-se de um projeto a longo prazo, então quanto antes você começar, melhor. E a grande vantagem de começar a mentoria logo no início dos estudos é que você já começa estudando com métodos confiáveis, e terá um bom aproveitamento em pouco tempo de estudo.

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um coach para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas. A profundidade do acompanhamento do coach vai variar dependendo da modalidade de mentoria, sendo:

*Básica (Rota): acompanhamento de dúvidas e feedback mensal periódico via formulário específico.

*Intermediária (Passaporte): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas

*Avançada (Ouro): acompanhamento de dúvidas, feedback quinzenal periódico via formulário específico, acompanhamento do desempenho e do cumprimento de metas, acompanhamento aprofundado mensal dos relatórios de estudo do aluno, com indicações de pontos fortes e de melhoria em cada assunto estudado, adaptação do plano de estudos de acordo com as necessidades do aluno (inclusão de tópicos, mudança de edital etc.)

O mentor tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

O pagamento dos planos pode ser feito via boleto (à vista) ou no cartão de crédito (parcelado em até seis vezes sem juros).

A mentoria pode ser contratada por período mensal (apenas no Rota) trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital. No entanto, após personalizar seu plano de estudos o aluno tem acesso a uma estimativa da data que irá finalizar o conteúdo do edital, mantendo os estudos conforme planejado.

Não só pode como deve! Nós não gostamos de “enfiar” mais materiais nos alunos, e nosso objetivo é justamente que os alunos aproveitem ao máximo o que já tem, sem necessidade de ficar comprando e acumulando mais cursos e livros. Só indicamos quando o aluno realmente não tem nada em que se basear, ou quando notamos pelas análises de desempenho que o rendimento do aluno está abaixo do esperado na matéria, e que possivelmente uma das razões é o material incompatível com o perfil dele.

As modalidades de mentoria não dizem respeito sobre o nível de estudos do aluno, e sim sobre as características de cada plano de estudos. Assim, qualquer aluno (seja iniciante ou avançado) pode fazer qualquer modalidade de mentoria. O planejamento de estudos dentro da plataforma é individualizado e será adaptado ao nível de estudos do aluno, independentemente da modalidade.

Depoimentos de Mapinhas