Perito Legista Bioquímico (Genética Forense) – PC-RJ

Mentoria para o cargo de Perito Legista Bioquímico da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Conteúdo Programático

1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Conhecimentos morfológicos, sintáticos e semânticos voltados para o entendimento textual. 3. Atividades de reescritura. 4. Linguagem própria e figurada. 5. Níveis de linguagem. 6. Tipos e modos textuais. 7. Pontuação e ortografia.

 

Biologia Celular e Tecidual

1.1. Conceitos básicos da célula e dos tecidos animais e vegetais; 1.2. A química da célula; 1.3. Biomoléculas: estrutura e função; 1.4. Proteínas e enzimas; 1.5. Mecanismos de ação e cinética enzimática; 1.6. Inibição enzimática; 1.7. Função e interação dos componentes e revestimentos celulares; 1.8. Divisão celular: mitose e meiose.

Genética Molecular

2.1. Estrutura e função dos ácidos nucléicos, estrutura dos genes e genoma humano, mecanismos de replicação, mutação, recombinação e reparo do DNA, Transmissão da informação genética; 2.2. Núcleo celular, organização e estrutura dos cromossomos humanos; Expressão gênica.

Genética Mendeliana; Genética de Populações e Evolução

4.1. Estrutura de populações, padrões de herança genética, estimativa de freqüências alélicas, 4.2. Equilíbrio de Hardy-Weinberg e aplicações do Teorema de Hardy-Weinberg; 4.3. Parâmetros populacionais (estatística de Wright); 4.4. Desequilíbrio de ligação; 4.5. Endogamia, gargalo genético; 4.6. Análise filogenética; 4.7. Seleção natural, mutação, deriva, fluxo gênico. 4.8. Evolução molecular; 4.9. Evolução humana.

Polimorfismos de DNA de Interesse Forense

5.1. Polimorfismos de Tamanho de Fragmento de Restrição (RFLPs); 5.2. Polimorfismos de Número de Repetições em Tandem (VNTRs e STRs); 5.3. Polimorfismos de Nucleotídeos Individuais (SNPs).

Marcadores de linhagem

6.1. DNA mitocondrial, organização, estrutura e aplicações forenses; 6.2. Cromossomo Y, estrutura, STRs e aplicações forenses.

Técnicas básicas aplicadas a genética forense

7.1. Eletroforese em placa e capilar; 7.2. Técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e quantificação de DNA em Tempo Real, 7.3. Hibridização, 7.4. Sequenciamento do DNA.

Evidências Biológicas de interesse forense

8.1. Identificação, coleta e Cadeia de custódia a partir do Local de Crime; 8.2. Amostra questionada e amostra de referência; 8.3. Diagnose genérica e específica de sangue (Reações: Kastler-Mayer, Adler, Van Deen, Uhlenhuth, Vacher e Sulton, Luminol, Cristais de Teichmann e Takayama; microscopia); 8.4. Sêmen, identificação citológica, bioquímica e imunológica (fosfatase ácida e prostática, Antígeno Prostático Específico); 8.5. Pelos e Fibras, características gerais; diferenciação entre pelos humanos e de outros animais; fibras vegetais e sintéticas.

Noções de Bioinformática

9.1. A Rede Integrada de Bancos Perfis Genéticos; 9.2. CODIS (Combined DNA Index System).

Técnicas de Laboratório

10.1. Higiene, organização e segurança em laboratório; instrumentação e métodos em biologia. 10.2. Microscopia óptica e eletrônica; espectrofotometria; cromatografia; esterilização, desinfecção e técnicas de assepsia no trabalho laboratorial.

Bioestatística

Controle de Qualidade

12.1 Boas Práticas e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; 12.2. Gerenciamento e normas para controle de qualidade em análises laboratoriais: ISO 17025:2005.

Noções de Metrologia

13.1. Material de Referência Certificado; 13.2. Cálculo de Incertezas; 13.3. Ensaios Interlaboratoriais; 13.4. Testes de Proficiência. 

Atenção: não é possível acrescentar disciplinas ou tópicos ao conteúdo programático na modalidade regular (antigo “Passaporte”). Os planos pré-edital serão atualizados de acordo com o novo edital.

Benefícios

Plataforma

Direcionamento

Comunidade

Incluso na mentoria regular

  • Plataforma de cronogramas

    Cronogramas personalizados de acordo com a carga horária disponível de aluno e seu ritmo de aprendizagem em cada matéria. Na plataforma, ciclos de revisões e exercícios são programados automaticamente quando o assunto é finalizado, favorecendo a memorização a longo prazo. Atenção: não podemos garantir que todo o edital será visto até a data da prova, já que o planejamento é individualizado para cada aluno e altamente dependente da carga horária e ritmo de estudos de cada um.

  • Relatórios de estudo e desempenho

    Relatórios variados dentro da plataforma, de carga horária de estudos, desempenho nos exercícios, porcentagem do edital concluída, rendimento em cada matéria, etc. permitindo autoavaliação e acompanhamento do rendimento nos tópicos estudados.

  • Guias de estudo

    Guias de estudo (material de apoio) acompanhando cada meta de estudo do cronograma, com indicações de como estudar cada assunto, sua relevância para a prova, o que é mais cobrado em provas, pontos de atenção e fontes de estudo gratuitas. Com o auxílio dos guias, o aluno otimiza seu tempo ao direcionar o foco para o que realmente importa para a sua prova. Atenção: o guia de estudos NÃO substitui materiais de estudo como cursos, livros etc.

  • Aulas de técnicas de estudo

    Na área de Consultoria da plataforma, o aluno terá acesso a uma série de videoaulas e PDFs em que aprenderá o método Mapa da Aprovação: como estudar de forma otimizada, como revisar, como fazer questões, como escolher seu material, técnicas de memorização, e vários outros aspectos de técnicas de estudo e inteligência emocional para concursos.

  • Bibliografia indicada

    Para cada tópico do cronograma você terá a referência indicada, ou seja, a mais recomendada para seu concurso, quando for possível indicar. Também poderá tirar dúvidas sobre escolha de materiais com seu mentor.

  • Acompanhamento individual do mentor

    O acompanhamento básico do mentor consiste em follow-up quinzenal de metas e do feedback do aluno sobre o andamento do plano de estudos e acompanhamento diário quanto a dúvidas gerais.

  • Indicação de tópicos prioritários

    Ao longo dos cronogramas o aluno terá indicações de assuntos prioritários, de alta relevância para a carreira escolhida, podendo focar no que cai mais na sua prova.

  • Sessões de mentoria em grupo

    Mensalmente os alunos podem participar da sessão de mentoria, videoconferência em grupo em que novos conceitos em técnicas de estudo e inteligência emocional são trazidos para discussão, e os alunos compartilham experiências e tiram dúvidas sobre concursos.

  • Central de dúvidas

    Os alunos têm acesso à central de dúvidas dentro da própria plataforma, podendo encaminhar suas dúvidas rapidamente ao mentor.

Investimento na modalidade regular

Trimestral

12x 73 ou 685 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por três meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão

Semestral

12x 121 ou 1.134 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por seis meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão

Anual

12x 191 ou 1.783 à vista
  • Acesso à plataforma e acompanhamento do mentor por doze meses
  • Parcelável em até 6x sem juros ou até 12x com juros no cartão
Popular

Faça já sua matrícula

  1. Escolha o cargo nos botões abaixo
  2. Escolha a duração da mentoria na próxima página
  3. Faça o pagamento e comece a utilizar a plataforma!

Ficou com alguma dúvida?

Siga-nos no Instagram

Ficou com alguma dúvida?

A diferença está no nível de personalização e de acompanhamento do mentor. Na mentoria regular, só é possível ver um edital no cronograma - não é possível mesclar editais ou adicionar matérias/tópicos. Enquanto na mentoria Ouro o aluno pode personalizar o plano para mais de um edital. Quanto ao acompanhamento do mentor, ele é  básico na mentoria regular (via questionário quinzenal próprio da metodologia e análise de painéis), e aprofundado na mentoria ouro (também conta com análise mensal de relatórios de estudo e videoconferência inicial com o mentor).

A mentoria pré-edital tem matrículas abertas continuamente, e pode ser contratada por três, seis ou doze meses. A pós-edital tem matrículas entre publicação do edital e realização da prova apenas, e tem duração até a data da prova. Todos os planos pré-edital são atualizados para pós-edital no evento de publicação de um novo edital.

Não, pois o Mapa não é um cursinho preparatório. A mentoria NÃO inclui videoaulas e PDFs, apenas guias de estudo que servem como um direcionamento no estudo dos tópicos. Existe uma ampla disponibilidade de cursos, livros e PDFs de excelente qualidade que os alunos podem adquirir, então não enviamos mais material aos alunos. Porque notamos que o que ocorre é que muitos alunos têm material de estudo, às vezes até acumulam, mas não estudam, ou estudam sem estratégia, sem saber realmente o que é importante dentro do material ou dentro do edital. Nosso principal foco é o trabalho com mentoria e planos de estudo, com orientações quanto a técnicas de estudo, como estudar, o que estudar dentro de cada tópico, o que é mais importante saber para a prova. Então ajudamos os alunos a construir uma estratégia de estudos de alto nível orientando em relação a o que estudar, como estudar e quando estudar. 

Não podemos afirmar isso. Os cronogramas são montados de acordo com a carga horária de estudos disponível para cada aluno, e no seu ritmo de aprendizagem para cada matéria. Assim, o tempo que cada aluno vai demorar para finalizar o conteúdo programático do edital ou da mentoria vai depender do seu perfil de estudos. Nosso foco no Mapa é na qualidade dos estudos, e não na velocidade, por isso não prometemos prazo para finalizar o edital.

A mentoria não inclui materiais de estudo. No entanto, inclui referências bibliográficas de cada tópico, quando é possível indicar, e o aluno aprende a escolher o melhor material nas aulas da consultoria. Além disso, pode tirar dúvidas quanto à escolha do material por toda a duração da mentoria.

A mentoria pode ser contratada por período trimestral, semestral ou anual, com renovação pelo tempo que o aluno desejar. O que muda é o tempo de acesso à plataforma e quantas semanas de cronograma e de acompanhamento o aluno receberá.

O Mapa não comercializa mapas mentais ou materiais de estudo.

Os guias de estudo são disponibilizados junto com a atividade de ESTUDO dos cronogramas de estudo, então à medida que o aluno finaliza o estudo dos tópicos ele vai tendo acesso aos materiais dos próximos assuntos.

Não temos questões integradas na plataforma. O que incluímos são ciclos de revisões e exercícios, para que o aluno saiba quando fazer questões, e por quanto tempo, para melhor manutenção dos conteúdos já estudados. 

Sim, todas as modalidades de mentoria incluem acompanhamento de um mentor para solução de dúvidas quanto às técnicas de estudo sugeridas e adaptação dos cronogramas.

O mentor tem diversas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, sendo algumas delas: acompanhamento da constância de estudos do aluno, acompanhamento do cumprimento de mentas, relatórios porcentagem de desempenho em cada tópico e ao longo das revisões, feedback do aluno.

As modalidades de mentoria não dizem respeito sobre o nível de estudos do aluno, e sim sobre as características de cada plano de estudos - em profundidade de acompanhamento e possibilidade de personalização. Assim, qualquer aluno (seja iniciante ou avançado) pode fazer qualquer modalidade de mentoria. O planejamento de estudos dentro da plataforma é individualizado e será adaptado ao nível de estudos do aluno, independentemente da modalidade.

Não, a mentoria não inclui o fornecimento de simulados.

QUER RECEBER DICAS E NOTÍCIAS SOBRE OS CONCURSOS POLICIAIS e da PERÍCIA?

Assine nossa lista de e-mails de conteúdos exclusivos!

× Precisa de ajuda? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday