fbpx

5 dicas para estudar para concursos gastando pouco

dinheiro concursos

Se você procura estudar para concursos se mantendo dentro do orçamento, confira nesse post: como conseguir materiais e cursos gratuitos para concursos, como conseguir descontos e várias dicas para estudar gastando pouco!

 

Como estudar para concursos gastando pouco

Sabemos que a jornada dos concursos públicos é um verdadeiro investimento, não só em relação ao que se gasta em materiais de estudo, mas também em inscrições de concurso, passagens, hospedagens, e vários outros gastos.

Para te ajudar se manter dentro do orçamento preparamos esse post em que você vai aprender, dentre outras dicas:

  • Onde encontrar cursos gratuitos para concursos
  • Como gastar pouco com materiais
  • De que forma pode conseguir descontos em cursos e livros

Então continue acompanhando para saber dessas cinco dicas que vão te ajudar a economizar muito dinheiro na hora de estudar para concursos.

 

1 – Curso gratuito para concurso

Antes de investir dinheiro em cursos caríssimos, saiba que há muito material gratuito de qualidade na Internet.

Então vamos indicar algumas fontes onde você pode encontrar uma diversidade de materiais de estudo, permitindo o início da preparação mesmo para quem não tem condição nenhuma de investir em materiais no momento:

  • YouTube: possui muitas aulas gratuitas de cursinhos, aulões pré-prova, além de canais de professores que chegam a compartilhar aulas completas de uma disciplina;
  • Sites de cursinhos: além das aulas de demonstração dos cursos, também é possível encontrar uma infinidade de artigos e materiais gratuitos para estudo. Alguns exemplos: Gran Cursos, Estratégia, Direção, Focus, Exponencial, Eu Quero Passar.
  • Dizer o Direito: atualize seu material de direito acompanhando as atualizações desse site, que disponibiliza gratuitamente informativos, novidades legislativas, principais súmulas, dentre outros conteúdos;
  • Direito Net: conteúdos de direito atualizados, e acesso a alguns resumos e questões de concursos no plano gratuito;
  • PCI Concursos: possui muitas aulas gratuitas das disciplinas mais cobradas em concursos, além de disponibilizar download de provas anteriores e dicas de estudo.

De modo geral, todos os conteúdos acima podem ser acessados buscando-se pelo nome da disciplina e tópico no Google.

Só tenha cuidado com as fontes que seleciona, prezando pela qualidade do material.

E atenção: não entre em grupos de rateio ou sites relacionados a pirataria de materiais! Esse tipo de conduta configura como crime, e pode ser motivo para eliminação do candidato em uma etapa de investigação social.

Cursos para matérias básicas

Especificamente em relação às matérias básicas para concursos, como matemática, química, português, existe uma série de sites de vestibular e graduação que podem te ajudar, como:

Como estudar Direito Penal

Se você precisa estudar a disciplina de Direito Penal, pode aproveitar e baixar o nosso e-book gratuito onde ensinamos como estudar os crimes da parte especial do Direito Penal.

Para baixar, é só acessar esse link e deixar seu e-mail para receber o e-book.

 

2 – Gaste pouco com materiais usados

Além dos materiais gratuitos, também é possível economizar bastante optando por materiais usados.

Nesse caso, você pode procurar principalmente pelos aprovados nos concursos da sua área, que podem estar se desfazendo dos materiais que usaram durante sua preparação.

Outra opção também é a procura em sebos, sejam eles físicos ou online (indicamos o Estante Virtual).

Só tenha cuidado com materiais muito antigos e desatualizados, te levando a erros caso você não use nenhuma fonte mais recente. Assim, essa dica é principalmente importante no caso de materiais de Direito.

Então se for usar materiais usados, sempre verifique o ano do material, se houve muitas atualizações legislativas desde então, e tente acompanha-lo com a legislação atualizada, que pode ser baixada das plataformas do governo.

 

3 – Descontos em cursos e livros para concursos

Você também pode estudar para concursos gastando pouco procurando por descontos na hora de adquirir seus materiais.

Para isso, acompanhe sempre as redes sociais e newsletter dos cursinhos, editoras e professores.

Geralmente eles divulgam promoções e descontos em épocas comemorativas, então sempre que possível espere por datas como dia do professor para comprar novos materiais.

Além dos descontos divulgados, você pode também entrar em contato com os cursinhos e tentar conseguir uma desconto para compra em grupo, caso conheça mais pessoas interessadas no mesmo curso.

Outra dica aqui é dar prioridade a cursos pré-edital, que normalmente são bem mais baratos que os mesmos cursos publicados após a publicação do edital.

E veja que iniciar os estudos com antecedência tem não só a vantagem de te deixar mais preparado para a prova, como também uma possível economia de dinheiro!

 

4 – Não compre mais de um curso da mesma matéria

É comum que ao avançar nos estudos para concursos, muitas pessoas se sintam tentadas a adquirir mais um material da mesma matéria.

Então a menos que seu material esteja muito antigo, desatualizado ou incompatível com o seu nível de estudos, recomendamos que você resista ao máximo a esse impulso!

Assim, o melhor é manter uma fonte principal única da matéria, e ir complementando com os materiais gratuitos que encontrar, em vez de querer comprar novos materiais.

Além de economizar, ao fazer isso você estará mantendo seu material mais organizado e completo.

 

5 – Escolha bem onde e com quem estudar para concursos

A escolha de onde e com quem estudar também poderá influenciar no quanto você vai gastar com concursos públicos.

Quando você opta por cursinhos presenciais, por exemplo, tende a gastar mais tempo e dinheiro com deslocamentos até o local, além dessa modalidade ser mais cara geralmente.

Por isso, se possível opte pelos cursos online, que oferecem preços menores e maior flexibilidade.

Além dos cursos online, uma opção mais barata também é estudar em bibliotecas públicas. Nesse caso, você une o local de estudos com a disponibilidade de materiais gratuitos, podendo utilizar para consulta os próprios livros e computadores da biblioteca.

Já a escolha de “com quem” estudar pode impactar quando você participa de grupos de estudo, em que os colegas podem compartilhar materiais, conhecimentos e também técnicas de estudo.

Para finalizar, ressaltamos a importância de sempre avaliar a qualidade dos materiais e das escolhas que faz na hora de estudar para concursos, pois às vezes uma economia de dinheiro pode te custar meses ou anos até a aprovação.

Se você gostou desse artigo, compartilha!

Leia também: Falte tempo para estudar? Aprenda como se organizar!

Outras publicações

Entre em contato

Ganhe uma semana adicional no seu plano

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Black November - matrículas feitas durante o mês de novembro terão 7 dias adicionais na duração do plano de estudos