Se você é engenheiro e sonha em ingressar na carreira de Perito Criminal, este artigo é para você.
A Perícia Criminal oferece oportunidades únicas para profissionais da engenharia aplicarem seus conhecimentos técnicos na investigação de crimes. Engenheiros podem atuar em áreas como acidentes de trânsito, explosões, falhas estruturais e muito mais, sendo uma peça fundamental na resolução de casos complexos.
Neste artigo, você vai aprender os principais passos para se tornar Perito Criminal de Engenharia, desde os requisitos e etapas do concurso até as áreas específicas de atuação.
Também daremos dicas práticas para otimizar seus estudos e se destacar nas provas, ajudando você a garantir uma aprovação acelerada.
Vamos juntos nessa jornada rumo à aprovação?
Como ser Perito Criminal Engenheiro
Olá, futuro(a) Perito(a) Criminal!
Meu nome é Thiago Wenzel, formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, desde 2018, exercendo o cargo de Perito Criminal Oficial no RS, concurso em que passei em primeiro lugar!
Além desse concurso, na área de Engenharia Mecânica, fui aprovado e nomeado também para Perito Criminal na Polícia Científica de Santa Catarina. Nesse, que abrangia as diversas áreas da Engenharia (não apenas Mecânica) fiquei na 13ª posição.
Ainda, recentemente prestei o concurso para a Polícia Científica do Paraná, também para Engenharias em geral, e fui classificado para as próximas etapas. Além disso, tenho nomeações na área de tribunais, como TRF e TRT, no cargo de Analista Judiciário.
Durante todo esse processo, aprendi, acertei e errei muito, e tenho a certeza de que posso te auxiliar nesse caminho também.
Assim que assumi o cargo aqui no RS, encontrei a Leilane, e fiz parte do início do Mapa Concursos. Foi bem interessante perceber que eu, intuitivamente, após diversos percalços de percurso, já estava utilizando nos meus estudos vários dos métodos que o Mapa pregava.
Hoje sou mentor dos planos de Engenharia na Mentoria Excelere, mentoria focada em aprovação acelerada no concurso de Perito Criminal.
Continue com a gente para dicas e orientações para conquistar, também, uma posição de destaque em concursos de Perícia Criminal!
Como funciona o concurso para Engenheiros e Engenheiros Mecânicos
Em alguns estados, como no Rio Grande do Sul, o concurso as Engenharias por áreas.
Assim, existem as áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, e assim por diante. Ou seja, você concorre apenas com formados no mesmo curso que você.
Já em outros, como SC, agora o PR, e DF (que foi o primeiro concurso que prestei na área), as Engenharias são englobadas em uma única área, comum a todas essas graduações.
Assim, você terá que fazer questões não apenas da sua área, mas também das demais Engenharias aceitas (além das questões gerais, claro, como Português, Direito, etc.). Complicado, né? Pois é, mas para todos os concorrentes é assim, e em todos os concursos há aprovados.
Nossa mentoria foca na área de Engenharia Mecânica, proporcionando apoio especializado e próximo, garantindo passos certeiros e eficazes rumo à aprovação.
Como foram meus estudos até me tornar Perito de Engenharia
O primeiro concurso que prestei foi no final de 2015, pouco antes de me formar na faculdade. Como muitos engenheiros em começo de carreira, trabalhava no cargo de “Analista”, na iniciativa privada, que é uma forma de a indústria não pagar o piso de um Engenheiro… O momento da empresa não era dos melhores, muita gente estava sendo demitida.
Ali, um colega de trabalho comentou sobre como queria ter focado em concursos públicos, pois ele estaria bem melhor colocado.
Com isso em mente, começamos a conversar sobre o assunto, e decidi prestar um, para Engenheiro Mecânico em uma rede de hospitais em Pelotas.
Eu fiquei na 8ª colocação, estudando muito pouco além das leis relativas à saúde. De resto, fui com o que tinha de bagagem que tinha da faculdade.
O cargo pagava mais que o dobro do que eu ganhava, mas, estreante, achei que não adiantava seguir adiante no certame, entregar os documentos necessários para isso.
Afinal, eu tinha ficado fora das vagas imediatas (3, pelo que lembro). Concurseiro iniciante, fazer o quê… Mas isso me motivou a seguir adiante. “Ok, não é impossível”, pensei. E comecei a fazer concursos, dos mais variados. Fiz para a Marinha e para a Aeronáutica, antes de conhecer o concurso para Perito Criminal no DF.
Início dos estudos pro concurso de Perito Engenharia
O início de estudos para o cargo de Perito Criminal se deu com o concurso do Distrito Federal.
Fiquei sabendo ao acaso, nunca havia pensado em ser Perito Criminal. Os engenheiros, ao contrário de outras áreas, acabam não conhecendo desde cedo a possibilidade de atuar nessa área. Foi procurando concursos a serem abertos que descobri essa possibilidade.
E eu não poderia ter me preparado de forma mais desorganizada!
Como dito, o concurso no DF abrange as mais diversas Engenharias: Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, dentre outras.
O ano era 2016, achei que o edital era complexo, mas não me intimidei e iniciei os estudos. As alternativas de estudos eram bem mais escassas do que hoje. Achei que a melhor alternativa, inicialmente, era conseguir livros didáticos na biblioteca de cada uma das disciplinas e tópicos. Erro gigantesco! Isso apenas atrasou, e muito, meus estudos.
Em algum momento, acabei descobrindo um cursinho que cobria as matérias gerais (Direitos, Português, Raciocínio Lógico, legislação especial, etc.), mas matérias específicas acabei estudando de forma aleatória, através de livros sem foco em concursos, de materiais que consegui na internet, sem muita lógica ou organização. Isso acabou custando minha aprovação; até fiquei dentro das vagas, mas as questões dissertativas (que tratavam de matérias de conteúdos específicos de Engenharia) me tiraram: não fiz o mínimo de pontuação necessária.
Como já dito, eu não tinha ambição focada em ser Perito Criminal.
Depois do concurso no DF, acabei mirando em concursos para tribunais, como TRFs, TRTs e Tribunais de Contas, pois aconteciam em maior número e com mais constância.
Acumulei algumas aprovações, mas as nomeações só vieram bem depois, após já estar atuando no IGP-RS, que abriu vagas em 2017.
Eu passei por uma situação pessoal bem complicada nesse ano, mas um cargo tão interessante, no estado em que nasci e cresci, e com um salário tão atraente, me fez encarar aquilo tudo. E funcionou! Com foco total na aprovação e, desta vez, com método e disciplina (leia-se, em grande parte, elaboração e estudo através de FONTES ÚNICAS bem feitas), cheguei no 1º lugar pra Perito do IGP-RS – Engenharia Mecânica.
Ainda, antes de ser nomeado no RS, prestei em 2018 o certame de Perito de Santa Catarina (Engenharias – 13º lugar) e, em 2024, prestei para o Paraná (Engenharias – ainda aberto, aprovado nas etapas objetiva, dissertativa e TAF).
Acertos e erros nos estudos para Perito Criminal Engenharia
Como dito, iniciei sem saber que tipo de materiais utilizar ou que existiam cursinhos especializados. Estudar a esmo é um dos piores erros que podemos cometer.
Depois, como quase todo concurseiro, fazia resumos das matérias que estudava, o que acabava sendo completamente contraproducente.
Foi quando comecei a fazer cadernos digitados (iniciei com Direito Administrativo e Constitucional) que realmente comecei a evoluir nos meus resultados. Essas fontes únicas começaram a englobar a matéria por completo daquelas disciplinas, e abastecê-las e atualizá-las era sempre mais fácil do que começar a estudar do zero (ou através dos desorganizados e incompletos resumos) cada matéria quando partia para o próximo concurso.
Além disso, não ter ideia de o que estudar ou até que profundidade abordar cada um deles, é sempre algo que atrasa o concurseiro. Apenas a experiência me mostrou que cada área é uma área, e estudar Resistência dos Materiais, por exemplo, para os concursos da Marinha ou Aeronáutica é completamente diferente de estudar para a Perícia Criminal.
Por fim, uma máxima se mostrou correta, no meu caso: “não case com cursinhos”.
Quando descobri que eles existiam, não queria saber de outra forma de estudo. Era tão mais fácil ter as apostilas bonitinhas, com tudo organizado e bem elaborado.
Mas, com o passar do tempo, acabei percebendo que a maior parte dessas apostilas era exatamente igual, seja para os concursos dos Tribunais que eu prestava, seja para a área da Perícia.
E, pela razão que comentei de que cada área é uma área, acabei percebendo que materiais diversos, quando bem escolhidos, resultam em uma preparação mais rápida e efetiva.
or isso, quero te auxiliar a não cometer os mesmos erros meus.
Posso te ajudar em uma preparação mais eficiente, focado no que realmente cai, e com os materiais certos!
Atuação dos Engenheiros na Perícia Criminal
Ao contrário do que muitos podem imaginar, os Engenheiros estão entre as profissões mais procuradas para a Perícia Criminal.
De acordo com um levantamento feito pelo @qapconcursos, os Engenheiros Civis estão na primeira posição, os Mecânicos na quarta, e os Eletricistas na sétima. Os órgãos de perícia tendem a gostar da área, uma vez que seus trabalhos são especializados.
Um Engenheiro pode tranquilamente ser alocado para atender homicídios, mas outras formações terão muitas dificuldades para atender locais como desabamentos, incêndios, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho (dos mais diversos, como quedas de altura, oriundos da construção civil, ou na indústria, envolvendo os mais diversos tipos de máquinas), furtos de energia e eletroplessão (morte por ação da energia elétrica), dentre tantos outros.
O conhecimento técnico do Engenheiros, sua proximidade com as Normas Regulamentadoras e sua compreensão dos fenômenos físicos e químicos que podem estar envolvidos na solução de diversos crimes são muito estimados e importantes para a Perícia Criminal.
Engenheiros Mecânicos na Perícia Criminal
Vou falar de uma forma um pouco mais aprofundada sobre a área em que atuo no Instituto-Geral de Perícias do RS.
O Engenheiro Mecânico pode atuar de forma geral, atendendo locais de morte violenta de forma abrangente, como qualquer outra profissão.
Entretanto, a depender da localidade e da necessidade do órgão, ele pode ser focado na sua área mesmo.
Nesse caso, ele trabalhará para usar sua expertise em casos de acidentes de trânsito, seja fazendo todo o levantamento do local dos fatos, dos veículos envolvidos, da via, dos cadáveres (esses casos ocorrem geralmente com morte) e de tudo que cerca o evento, ou nos veículos em depósito, em que se analisará as condições dos sistemas mecânicos, a forma de interação desse veículo com outros (ou com pedestres, no caso de atropelamentos), etc.
Ainda, o Engenheiro Mecânico trabalhará em acidentes industriais, como em casos em que trabalhadores perdem a vida, explosões de caldeiras, acidentes em parques de diversões com origem nos equipamentos mecânicos, quedas de elevadores, e muitos outros. Como podem ver, a atuação é abrangente e muito diversa.
Por isso, depois de assumir o cargo, um constante aperfeiçoamento, assim como em qualquer área da Perícia, é fundamental.
Dicas de estudo para concursos de Perito Engenharia
Quais tópicos são mais cobrados na matéria específica de Engenharia Mecânica
Fazendo uma análise dos últimos editais de cada um dos entes, para a área da Engenharia Mecânica, elaborei uma lista com o “Top 5” dos assuntos que mais cobrados:
1 – Resistência dos Materiais (ou Mecânica dos Sólidos)
Presente em aproximadamente 95% dos editais
2 – Materiais de Construção Mecânica (ou Metalurgia ou Ciência dos materiais ou similar)
Presente em aproximadamente 90% dos editais
3 – Termodinâmica
Presente em aproximadamente 86% dos editais
4 – Transferência de Calor
Presente em aproximadamente 86% dos editais
5 – Engenharia de Segurança e Higiene do Trabalho
Presente em aproximadamente 77% dos editais
Essa lista pode ser útil caso esteja começando nos estudos da área ou, ainda, caso não tenha um edital específico em mente e não quer pecar por estudar alguma área que não será cobrada!
Nossos métodos e cronogramas são feitos baseados em análises como essa, em que se prioriza o que realmente cai.
Como comentei, as provas de Perito têm abordagens diferentes de outros concursos das Engenharias, e é essencial ir direto ao que é mais cobrado para não perder tempo com aprofundamentos desnecessários.
Guias de estudo para Perito Engenharia
Então nos guias de estudo da mentoria, esmiuçamos todos os assuntos do edital, indicando, em cada uma deles:
- qual sua relevância para sua prova (se cai muito, médio ou bastante);
- como é cobrado em provas (qual o estilo das questões? O que deve ser compreendido em cada um dos tópicos, e o que pode ser ignorado);
- pontos específicos de atenção (detalhes em que muita gente escorrega na hora da prova, e você tem que estar ligado);
- como estudar (indicação de métodos de estudos específicos para cada matéria);
- indicações de bibliografia e fontes gratuitas para o seu estudo;
- além de exemplos de questões típicas para Perito Criminal de cada um dos tópicos, para que você veja exatamente como o assunto geralmente é cobrado pelas bancas.
>> Baixe aqui um guia de estudos da Mentoria para Engenharia 🎁
Dicas para estudar Engenharia Mecânica para Perito Criminal
Para você, que já está estudando há algum tempo as matérias específicas de Engenharia Mecânica, algumas dicas podem ser úteis:
Dica 1 – Estática: os problemas de Estática que vimos durante a faculdade muitas vezes são elaborados de forma tridimensional (3D). A nível dos concursos para Perícia Criminal, isso normalmente não ocorre. Por isso foque na resolução de exercícios 2D!
Dica 2 – Ensaios Mecânicos: caso tenha tempo curto, priorize os estudos dos ensaios de tração e de dureza, e absorva generalidades (objetivos, condições dos ensaios, limitações e resultados) quanto aos demais.
Dica 3 – Corrosão: o principal tópico a ser estudado é relativo aos tipos de corrosão, em especial quanto à morfologia. Nesse caso, além dos aspectos descritivos, um conhecimento visual é necessário, tanto para memorização quanto para questões mais diretas. Por isso indica-se a inclusão de figuras em seu material.
Dica 4 – Termodinâmica: Cuidado para não aprofundar desnecessariamente nas Leis da Termodinâmica. Por exemplo, há pouco ganho em se estudar a 1ª e a 2ª Lei aplicadas a volumes de controle ou para processos não estacionários. Esse conselho não se estende a questões de concursos mais aprofundados na área, como os da Petrobrás. Não se assuste com questões desses temas, a probabilidade baixa de caírem fazem não valer a pena estudá-los, a princípio, para concursos de Perito Criminal.
Dica 5 – Transferência de Calor: as questões que envolvem cálculo dos processos de condução, convecção e radiação podem ser modelados por analogia a sistemas elétricos. Tal forma de resolução é encontrada facilmente nos materiais de estudo, e facilita muito nas resoluções.
Como ser destaque nas provas para Perito Criminal na área de Engenharia
Nada impede que você trilhe sozinho um caminho bem-sucedido para a aprovação, mas com certeza esse trajeto será mais curto e eficiente junto conosco, no Mapa Concursos.
Assim como eu me senti quando comecei a estudar, você pode estar se sentindo perdido, sobrecarregado e sem saber se está no caminho certo.
Lembro dos dias e noites de estudo solitário, da frustração de não entender o que realmente importava para as provas, e da sensação de estar desperdiçando tempo com métodos ineficazes.
Sem uma orientação adequada, é fácil sentir que todo esforço não leva ao progresso desejado.
A vantagem de ter um mentor é contar com alguém que já enfrentou e superou essas mesmas dificuldades.
Eu conheço a sensação de desespero ao ver o edital de Engenheiro Perito e não saber por onde começar, e é por isso que nosso acompanhamento é tão valioso.
Aqui estão os benefícios que você terá com a nossa mentoria:
- Segurança em saber que está seguindo um plano de estudos testado e aprovado por quem já passou pelas mesmas provas e foi aprovado mais de uma vez.
- Motivação por ter alguém ao seu lado que entende suas frustrações e pode oferecer encorajamento e estratégias para superar os momentos difíceis.
- Direcionamento, evitando o sentimento de estar perdido, com um guia claro do que e como estudar, adaptado às suas necessidades e à prova de Perito Criminal.
Nossa plataforma oferece uma organização das metas de estudos, técnicas otimizadas e uma rotina de estudos criada e testada pela Leilane, com embasamento técnico e científico.
Desde a primeira semana de estudos, você terá acesso a um planejamento eficaz e personalizado à sua disponibilidade.
Os guias de estudo ajudam muito no direcionamento, e ensinamos aos alunos como escolher os melhores materiais de estudo, além de sugerirmos as principais referências que abordam os tópicos dos editais.
Convido você a fazer parte do nosso time para que possamos te ajudar a chegar mais rápido no seu sonho de ser Perito Criminal!
Mentoria Excelere – Mapa – Mentoria para Concursos de Perito Criminal
Venha fazer parte da nossa comunidade que cresce e evolui junto. Você não estará sozinho nessa jornada!
Saiba mais sobre a Mentoria Excelere para Perito de Engenharias aqui.