Lei seca para concursos: o que você precisa saber para estudar a lei seca, qual sua importância para concursos públicos, por onde estudar e as técnicas de estudo!
A lei seca, ou lei fria, é como comumente chamamos os textos normativos como eles foram escritos e publicados pelos legisladores. Isto é, ao estudar lei seca, você está estudando a lei literalmente. (Fonte: upconcurseiros)
É encontrada principalmente nos textos de lei, publicados pelo governo.
Qual a importância da lei seca para concursos?
Alguns podem estar se perguntando qual a necessidade de estudar o texto de lei cru, se você já tem material de cursinho ou livro que aborda determinado tópico com uma didática bem melhor.
No entanto, a realidade é que ao se prender apenas ao livro/curso, você pode estar deixando de dar a devida atenção ao texto puro da lei, cuja tendência de ser cobrado em provas está aumentando muito ultimamente.
Por isso, é diferente entender o que aquele inciso quer dizer, de saber com que palavras a lei diz aquilo.
É decoreba? Sim! E muitas (friso em MUITAS) bancas montam provas inteiras de legislação apenas trocando detalhes, palavras e números de trechos de lei.
Saiba que o estudo da lei seca é, na maior parte dos casos, a parte mais importante para provas das matérias de Direito.
Por onde estudar a lei seca para concursos?
Há muitas opções para se encontrar legislações: Vade Mecum, Cartilhas da Constituição e outras legislações, alguns livros trazem os textos ao final de cada capítulo, site do planalto.gov e de outros órgãos, Meu Vade Mecum Online, dentre outros.
Então, procurem sempre a legislação mais atualizada. Esteja atento às novidades legislativas para que seu material não fique desatualizado, e saiba que essas novidades despencam em prova!
Assim, da mesma forma que o livro/curso sozinho não é indicado, estudar apenas a lei seca também não é indicado.
Antes de mais nada é preciso entender o que está sendo dito naquele trecho. Os materiais se complementam.
Sempre que necessário, adicione suas anotações e esquemas à lei ou reescreva ao lado com suas próprias palavras. Isso ajuda a absorver o que está sendo lido e torna o estudo menos mecânico.
Preciso saber todos os artigos?
Na maioria das vezes, não. Os artigos cobrados geralmente se repetem nas questões, você só precisa identificar quais são e dedicar maior atenção a eles.
E como descobrir isso?? Resolvendo questões!
Então é muito útil ter a lei em mãos, e fazer uma marcação cada vez que o artigo foi cobrado.
Assim você terá dicas visuais de quais os artigos mais importantes para sua prova.
Você ainda pode sublinhar dentro de cada artigo o que foi “trocado” pela banca para deixar a alternativa incorreta.
Verá que são sempre as mesmas pegadinhas!
Técnicas de estudo da lei seca para concursos
Seguem agora algumas dicas práticas para estudar legislações:
- Tenha a lei em mãos, e faça uma marcação cada vez que o artigo foi cobrado em uma questão. Isso te dará noção da relevância de cada artigo para a sua prova;
- Sempre que errar devido a algum detalhe, faça uma marcação adicional.
- Fazendo isso, você também evita de destacar trechos longos, o que acaba mais atrapalhando do que ajudando na memorização.
- Sublinhe dentro de cada artigo o que foi “trocado” pela banca pra deixar a alternativa incorreta;
- Destaque as palavras que podem ser confundidas na hora da prova, com base nas questões que você já fez. Geralmente você precisará dar destaque a prazos, números, salvo, exceto, dentre outras;
- Use cores diferentes para prazos diferentes;
- Não destaque trechos longos, o que acaba mais atrapalhando do que ajudando na memorização. Sublinhe apenas palavras-chave;
- Faça flash cards para trechos com números e prazos, que possam ser confundidos na hora da prova;
- Use a cor vermelha para negações, “exceto”, “salvo”;
- Entenda o que está lendo. Recorra a cursos e aulas para ter explicações sobre as leis, pois tentar decorar sem ter entendido o contexto é pouco produtivo.
Na consultoria dos nossos planos de estudo conseguimos abordar com mais profundidade o estudo da lei seca, com técnicas mais refinadas de memorização, discussão sobre o momento do estudo, dentre outros aspectos.
Esperamos que o artigo tenha sido útil para você!
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre: Como construir hábitos de estudo.
Até mais!