Como se preparar para a prova de Perito Criminal: passo a passo simplificado

prova de perito criminal

Olá, futuro perito criminal! Se você está aqui, provavelmente está começando a encarar a desafiadora – mas extremamente recompensadora – jornada rumo ao mundo dos concursos públicos, ou seja, a prova de Perito Criminal.

E o caminho até o crachá de perito pode ser um pouco intimidante, não é mesmo? Muitas pessoas não sabem por onde começar, o que estudar ou como se organizar.

Mas calma! Estamos aqui para ajudar.

Como se preparar para a prova de Perito Criminal

Neste artigo, vamos desbravar juntos a rota para a sua aprovação. De maneira simples, didática e super descomplicada, vamos te guiar, passo a passo, por cada etapa dessa maratona: desde a importância de baixar e estudar o edital, até a elaboração de uma estratégia e um cronograma de estudos.

E falaremos ainda sobre a escolha dos materiais, a importância da constância nos estudos (e como vencer a procrastinação!), e como ter uma preparação em alto nível para concursos de Perito Criminal.

Então se você já sabe qual concurso quer prestar, então esse artigo é para você. Caso não saiba, sugerimos que comece aqui.

Vamos juntos nessa? Então pegue seu café, seu bloco de notas, e seguimos para o primeiro passo!

Passo 1 – Baixe o edital

Começando nossa jornada, o primeiro passo é essencial e simples: baixar o edital.

Para quem ainda não conhece, o edital é o documento oficial que traz todas as informações sobre o concurso. Ele detalha desde os requisitos para participar, o conteúdo programático, as datas de inscrição e da prova, até o número de vagas disponíveis. Em outras palavras, é o seu mapa do tesouro.

E você pode encontrar o edital facilmente no site da banca organizadora do concurso, onde será disponibilizado na seção dedicada a editais. Uma busca rápida no Google também pode levar você até ele.

Para tornar sua vida ainda mais fácil, aqui no Mapa Concursos, nós reunimos todos os editais de Perito do Brasil em um único lugar, basta clicar no link abaixo e escolher o que precisa.

Edital de concurso para Perito Criminal – Mapa Concursos

Sempre opte por baixar o edital mais recente. Se o concurso ainda não estiver com inscrições abertas, vale a pena baixar o edital do concurso anterior. Isso acontece porque a estrutura do edital é definida pela instituição organizadora e, por isso, é comum que os novos editais sejam bastante semelhantes aos anteriores.

Vale ressaltar a diferença entre o estudo em pré-edital e o estudo em pós-edital. No pré-edital, baseia-se no último edital disponível, mesmo que o concurso ainda não esteja aberto. No estudo pós-edital, o foco é o edital atual, após a abertura oficial do concurso.

Portanto, tenha o edital sempre à mão e faça dele o seu melhor amigo durante toda a sua preparação. Agora, prepare-se para o próximo passo: estudar o edital!

Passo 2 – Estude o edital

Depois de baixar o edital, o próximo passo é estudá-lo. Não estamos falando apenas de dar uma olhadinha rápida ou só nas partes que te interessam, mas sim de uma leitura atenta e detalhada. É como se fosse um mergulho profundo nas regras do jogo. Parece trabalhoso? Pode até ser, mas essa é uma etapa fundamental na sua preparação e você não deveria pular.

Não basta pegar apenas o conteúdo programático e sair estudando!

Então vamos ver o que é mais importante dentro do edital a seguir.

O que é mais importante ao estudar o edital

Comece pelos requisitos: é aqui que você vai conferir se o seu curso é aceito para o concurso que pretende prestar. Uma dica importante é que o diploma de curso superior só é exigido na posse, ou seja, no momento que você for assumir o cargo. Portanto, você pode, sim, prestar o concurso antes de se formar.

Fique de olho nas datas importantes. Anote em um calendário ou na agenda do seu celular quando será a prova, os prazos para inscrição e pagamento, e as datas das demais etapas do concurso. Organização é tudo nesse passo!

E outro ponto crucial que você deve estudar são as etapas do concurso. Aqui, você vai entender o cronograma das fases, os requisitos para cada uma delas e a nota mínima necessária para não reprovar.

Por fim, e muito importante, estude o conteúdo programático. É nesse item que você vai descobrir o que vai cair na prova, quais são as matérias e assuntos que serão cobrados e o peso de cada matéria.

É importante ler e estudar o edital inteiro. Nos planos pós-edital da mentoria do Mapa Concursos, fazemos uma análise e indicamos os principais pontos do edital, mas isso não dispensa a necessidade de você fazer isso por conta própria.

Lembre-se: o edital é o seu guia oficial para o concurso. Então, estude-o como se fosse a sua bíblia da aprovação!

Passo 3 – Elabore a estratégia de estudos para a prova de Perito Criminal

Depois de estudar o edital, é hora de criar a sua estratégia de estudos. Uma estratégia de estudos é a visão macro do seu planejamento. É aqui que você vai definir as suas prioridades de estudo: por onde vai começar, quais matérias vai estudar mais a fundo, quais vai deixar de lado e o que vai demandar mais do seu tempo e atenção.

Mas por que isso é importante? Uma boa estratégia de estudos é como um GPS que vai direcionar seus esforços para onde eles valem mais e, assim, garantir que você tenha o melhor resultado possível no concurso.

Há um equívoco comum de que ‘fechar o edital’ é o mais importante, mas a verdade é que sua estratégia precisa ser mais inteligente do que isso.

O que levar em conta para a sua estratégia

Ao elaborar a sua estratégia, existem alguns fatores principais que você deve considerar:

Distribuição de matérias e pesos na prova: veja quais matérias valem mais pontos e priorize-as. Além disso, considere também o que é mais fácil ou rápido para você aprender, pois essas matérias também podem ser uma forma eficiente de garantir pontos.

Perfil da banca: cada banca tem um estilo diferente de prova. Entender o perfil da banca pode ajudar a definir o nível de profundidade que você precisa para cada assunto. Isso pode fazer a diferença entre se aprofundar em poucos tópicos ou ter uma visão geral de uma parte maior do edital.

Sua disponibilidade e nível de estudos: cada pessoa tem um ritmo e um nível de conhecimento diferentes. Por isso, é importante avaliar se você tem base suficiente para se aprofundar em certos temas ou se vai precisar estudar de forma mais superficial. Onde você tem mais chance de garantir o acerto das questões?

Sabemos que elaborar uma estratégia de estudos pode parecer complexo, mas não se preocupe! Nos nossos planos de mentoria, já levamos em consideração todos esses fatores. Oferecemos um cronograma de estudos direcionado ao que vale mais e, como bônus de pós-edital, também analisamos o perfil da banca para cada matéria.

Passo 4 – Elabore o cronograma de estudos

Com a estratégia geral traçada, é hora de olhar para as partes menores. A estratégia é como um mapa que indica o caminho a ser percorrido em escala maior, enquanto o cronograma de estudos é como o zoom desse mapa, mostrando os detalhes que você precisa seguir diariamente.

E ao estudar o edital, você já deve ter percebido que tentar estudar todas as matérias de uma vez é uma tarefa quase impossível, não é mesmo? Isso seria como tentar engolir um bolo inteiro sem mastigar. A estratégia mais eficaz é fatiar esse bolo em pedaços menores e mais gerenciáveis. E é exatamente isso que faremos com o seu cronograma de estudos.

Na mentoria do Mapa Concursos, trabalhamos com o que chamamos de ciclos de estudo. Nesse método, você escolhe um bloco inicial de matérias (recomendamos no máximo 5 para quem está começando a estudar agora) e vai incluindo as demais conforme for finalizando cada disciplina.

É aqui que entram aquelas matérias que você definiu como prioritárias ao elaborar sua estratégia de estudos! Comece pelo mais importante.

Além disso, é fundamental que o cronograma contemple tempo para revisões e para a resolução de questões de concursos. Esses são momentos preciosos para consolidar o que foi aprendido e entender como a matéria é cobrada na prática.

E quanto aos simulados? Você pode fazer nas semanas que antecedem a prova, e não muito antes disso. Não recomendamos fazer simulados se você ainda não estudou nem metade do edital – então não precisa se preocupar com isto agora.

Passo 5 – Escolha seus materiais

Chegou a hora de escolher os seus materiais de estudo. É importante que você separe esses materiais antes de iniciar a semana de estudos, para que não perca tempo durante seus momentos de aprendizado.

A boa notícia é que você pode encontrar grande parte dos conteúdos exigidos no concurso de Perito gratuitamente na Internet. Sites como YouTube, Google, PCI Concursos, Khan Academy, entre outros, são ricos em informações e materiais de estudo. Tanto é que, na nossa mentoria do Mapa Concursos, nós indicamos fontes gratuitas nos nossos guias de estudo, e muitos dos nossos alunos conseguem estudar e se preparar para o concurso apenas por meio desses materiais gratuitos, sem precisar investir em cursos preparatórios.

Porém, se a intenção é ter praticidade e um material direcionado para o seu edital, vale a pena investir em um curso preparatório específico. Em nosso blog, você pode encontrar um artigo sobre como escolher um curso preparatório que seja adequado às suas necessidades e objetivos. Veja abaixo:

Como escolher um curso preparatório para perícia criminal (mapaconcursos.com.br)

Mas um alerta: tome cuidado com materiais de estudo que são densos e extensos demais. Nem tudo o que está nos livros e apostilas será cobrado no concurso de Perito. Por isso, foque nos conteúdos que realmente importam para a sua aprovação.

Passo 6 – Estude com constância

Com o cronograma e os materiais em mãos, é hora de mergulhar de cabeça nos estudos. Mas não se engane: estudar não é uma maratona de horas intermináveis à frente dos livros. A verdadeira chave para o sucesso é a constância.

Se você está iniciando a preparação para o concurso, não exagere na carga horária. A melhor estratégia é começar com menos, acostumando o cérebro ao novo ritmo. Afinal, é melhor estudar um pouco todos os dias do que tentar compensar com longas jornadas de estudos de uma só vez.

E aqui vão mais 5 dicas adicionais para desenvolver a disciplina e evitar a procrastinação nos estudos:

  • Estabeleça metas diárias: defina metas de estudo diárias e se comprometa a cumpri-las. Isso te dará uma sensação de progresso e realização.
  • Crie uma rotina de estudos: estabelecer horários fixos para estudar pode ajudar seu cérebro a se preparar para o momento do estudo e melhorar sua concentração.
  • Elimine distrações: desligue o celular, escolha um local silencioso e livre-se de qualquer coisa que possa te distrair.
  • Faça pausas: utilize a técnica do Pomodoro ou algo similar. Estudar por blocos de tempo, com pausas regulares, pode aumentar sua produtividade.
  • Cuide da sua saúde mental e física: alimente-se bem, faça exercícios físicos e durma o suficiente. Um corpo saudável tem uma mente saudável, e vice-versa.

Sua meta agora deverá ser estudar na maior parte dos dias, e as dicas acima te ajudarão nisto.

Prepare-se em alto nível para a prova de Perito Criminal

Depois de todas essas dicas e passos, é hora de colocá-los em prática e iniciar a sua preparação de alto nível para o concurso de Perito Criminal. Estudar para um concurso público exige dedicação, esforço e uma estratégia bem planejada.

Agora, se você está procurando por uma forma de simplificar esse processo e ter um roteiro pronto para seguir, a mentoria do Mapa Concursos pode ser a solução que você precisa.

Na mentoria, você terá acesso a:

  • Um cronograma baseado no edital mais recente, que será atualizado gratuitamente de acordo com o novo conteúdo programático no pós-edital.
  • Uma estratégia de estudos direcionada ao que mais vale a pena no edital, com foco nos tópicos prioritários.
  • Um planejamento de estudos individualizado, elaborado com base na sua disponibilidade e ritmo de estudos. Esse planejamento inclui revisões e a resolução de questões programadas automaticamente.
  • Indicações de materiais gratuitos para todos os tópicos do edital, facilitando o seu acesso a conteúdo de qualidade sem custos adicionais.
  • Detalhamento do que é mais importante saber dentro de cada assunto. Para ter uma ideia de como isso funciona, convido você a baixar aqui um guia de estudos gratuito.
  • E, claro, o acompanhamento de um mentor, que estará ao seu lado para ajudar você a superar os desafios e se manter no caminho certo para a aprovação.

Para entender como funciona a mentoria, acesse este link: Como funciona a mentoria para Perito Criminal – Mapa Concursos

Por fim, lembre-se: o caminho para se tornar um Perito Criminal é desafiador, mas com a preparação certa, a conquista do seu sonho é totalmente possível.

Boa sorte e bons estudos!

Leilane Verga

Leilane Verga

Deixe um comentário

Posts Recentes

Siga-nos no Facebook

Canal do YouTube