fbpx

Prova física em concursos (TAF)

TAF: você sabe o que é? TAF, ou teste de aptidão física, é uma etapa muito comum em concursos da área de segurança pública.

O nome já diz do que compreende a etapa: avaliar a aptidão física dos candidatos para o desempenho do cargo.

No entanto, é natural que o nível de exigência do TAF varie em função do quanto o condicionamento físico é importante para um bom desempenho do cargo a que se concorre.

Quais são os testes (TAF)?

Os testes físicos avaliados nessa etapa variam entre cada edital, mas pode haver, por exemplo:

  • corrida,
  • abdominal,
  • flexão,
  • barra,
  • natação, etc.

Portanto, todos os critérios para aprovação em cada um dos testes estão discriminados no edital do certame, e estes costumam ser diferentes entre homens e mulheres.

Exemplo de teste físico de um edital:

E se eu reprovar?

Tenha em mente que essa fase pode ser de duas formas:

Eliminatória

O edital estabelece um mínimo de pontuação em cada modalidade, e quem não conseguir fazer todos os testes dentro dos critérios estabelecidos é eliminado do concurso.

Fazer o mínimo ou máximo em cada uma das provas não faz diferença nessa modalidade.

Eliminatória e classificatória

Quem fizer mais ou mais rápido ganha mais pontos, segundo faixas de pontuação estabelecidas no edital; nessa modalidade, a fase acaba tendo um peso na pontuação final do candidato dentro do concurso, e é preciso fazer mais para ganhar mais pontos.

Por isso, aqui também há um mínimo que precisa ser atingido em cada prova, abaixo do qual o candidato é eliminado do concurso.

Quando começar a treinar para o TAF?

Idealmente, o candidato que deseja concorrer a um cargo policial deve começar a treinar para os exames físicos logo no início da sua preparação para os concursos.

Assim como as outras, o TAF é uma etapa do concurso e exige preparação a longo prazo. Alguns testes são de mais difícil execução, e podem pegar de surpresa candidatos despreparados.

Também é importante que o candidato leve em conta diferentes condições climáticas na realização do TAF. O teste pode ser realizado sob sol, chuva, frio ou calor.

Então, nunca deixe para se preparar de última hora!

Normalmente, o intervalo entre resultado da prova objetiva e avaliação física é curto, e pode não ser suficiente para se alcançar o desempenho exigido nos testes, caso o candidato já não esteja mantendo um rotina de exercícios físicos.

Por isso, estude os editais desejados e encaixe no seu cronograma exercícios específicos para os principais testes. Nunca é cedo demais para começar a se preparar para o TAF!

Além disso, conheça mais sobre outras etapas que podem estar presentes no seu concurso, como a prova psicológica e a prova de títulos.

Saiba mais sobre Como estudar a lei seca para concursos e também Como estudar doutrina para concursos.

Outras publicações

Entre em contato